publicidade

Previsão de até 5 mil manifestantes leva Alep a fechar as portas às 11h

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), já comunicou aos demais parlamentares que, a partir das 11h desta segunda-feira (3), a entrada de pessoas na Casa será proibida — exceto para funcionários e autoridades.

Essa medida é uma precaução devido ao início da votação do projeto “Parceiro da Escola” — que prevê a terceirização da gestão administrativa de 200 escolas públicas do Paraná.

Há receio de que manifestantes tentem entrar na sede do Poder Legislativo. A direção da Assembleia foi informada pela Polícia Militar que mais de 50 ônibus estão vindo do interior para Curitiba, e a expectativa é que até 5 mil manifestantes se reúnam em frente ao prédio da Assembleia.

A proposta de lei deve ser votada na sessão plenária desta segunda-feira, mas, como emendas ao projeto serão apresentadas, o tema voltará à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A conclusão da votação do projeto “Parceiro da Escola” está prevista para terça-feira (4). Nos corredores da Assembleia, comenta-se que o projeto do governo deve ser aprovado pela ampla maioria dos 54 deputados. O APP Sindicato, contrário ao projeto, aprovou uma greve por tempo indeterminado. Desde o início da manhã desta segunda-feira, professores da rede estadual realizam uma manifestação na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba. Os educadores devem caminhar até a Praça Nossa Senhora do Salete e chegar à Assembleia Legislativa pouco antes do início da sessão — marcada para as 14h30. Os manifestantes tentarão sensibilizar os deputados estaduais a rejeitar o projeto do governo.

A deflagração da greve dos professores desobedece uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná, que no sábado suspendeu o início da paralisação até que a APP Sindicato apresente um plano para a manutenção dos serviços educacionais — sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

Quarto Poder Parana
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.