publicidade

Agora é oficial: PT vai apoiar Luciano Ducci na eleição em Curitiba

O PT bateu o martelo e vai apoiar a pré-candidatura de Luciano Ducci (PSB) na eleição para a prefeitura de Curitiba. A decisão, já aguardada nos bastidores, se deu após reunião virtual realizada nesta segunda-feira (27) quando, por a maioria de votos, prevaleceu a ideia de aliança com o PSB — costura devidamente aprovada pelo presidente Lula e pelo comando nacional do partido.

O anúncio será feito ainda nesta segunda-feira (27). Esta articulação já era dada como certa, aguardava-se somente a oficialização. Apesar do peso e tamanho do PT, a vice de Luciano Ducci não será de nenhum petista. As tratativas estão avançadas para trazer Goura Nataraj, do PDT, para ser vice de Ducci. O partido de Lula vai figurar apenas na coligação do PSB.

Se confirmada a tabelinha Ducci e Goura será a primeira vez na história do PT, desde a sua fundação em 1980, que o partido não terá candidato a prefeito nem a vice em Curitiba. O PT só não teve candidato como cabeça de chapa na capital paranaense na eleição de 2012, quando a legenda indicou Mirian Gonçalves como vice de Gustavo Fruet, então no PDT. Os dois acabaram vitoriosos vendendo o hoje governador Ratinho Junior.

Conta uma boa fonte do Blog Politicamente, que 15 dos presentes foram favoráveis à aliança de Ducci e do anúncio ser feito ceainda nesta segunda-feira — e sete queriam adiar a decisão do rumo que o PT tomaria na eleição de outubro. O deputado federal Zeca Dirceu, que defendia candidatura própria do partido, foi o mais resistente, mas acabou vencido.

A estratégia do PT em Curitiba é puramente pragmática. Ao invés de lançar candidato próprio e dividir os votos do campo da esquerda, o partido de Lula tem se unido a partidos de esquerda. Isso não só em Curitiba, mas em várias cidades do Paraná e em outras capitais do país. Em São Paulo, por exemplo, o PT vai apoiar Guilherme Boulos, do Psol. No Rio de Janeiro, os petistas devem andar de mãos dadas com o prefeito Eduardo Paes, do PSD. Em Salvador e Recife, a mesma estratégia: unir para conquistar.

Agora os petistas pensam num grande evento em Curitiba para anunciar o apoio à pré-candidatura de Luciano Ducci na eleição para a prefeitura da capital do estado.

Fonte: Blog Politicamente

Quarto Poder Parana
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.