publicidade

Escultura de Giuseppe Garibaldi é inaugurada em Curitiba

Curitiba ganhou nesta quarta-feira (30), a escultura de Giuseppe Garibaldi montado em seu cavalo, do artista plástico, Carlos Henrique Tullio. A obra é a primeira a compor o projeto do Jardim de Esculturas no Palácio Garibaldi, localizado no centro histórico da cidade.

A presidente da Associação Giuseppe Garibaldi, Cida Borghetti, explicou que o monumento faz parte de um amplo projeto de revitalização cultural do Palácio.

“A obra é uma atração turística e cultural para a capital paranaense. É a primeira desse tipo no Brasil. Cabe a nós cuidar e manter a tradição da língua, arte, música e gastronomia”, afirmou Cida.

A inauguração contou com participação do secretário nacional de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, Lucas Jordão Cunha.

HISTÓRIA – Produzida em tamanho real, a peça é única e ocupa um lugar de destaque na área externa do Palácio Garibaldi. O objetivo é criar um novo atrativo turístico no centro histórico de Curitiba.

O prefeito Rafael Greca participou da entrega e destacou o monumento que agora faz parte da preservação e valorização da história do município.

“É com imensa alegria que a cidade recebe esse presente. A extraordinária obra agora passa a fazer parte da geografia do setor histórico de Curitiba. Nós vemos com entusiasmo a visão cultural da Sociedade Garibaldi”.

JARDIM – A construção do Jardim de Esculturas segue em curso e em breve deve abrigar outras representações artísticas homenageando personagens importantes da história da imigração italiana no Brasil. O projeto conta com o apoio do poder público, de parceiros da iniciativa privada e dos associados.

“Saímos em busca de patrocinadores que pudessem nos ajudar nesse sonho e pedimos para que todos continuem contribuindo na conclusão do nosso parque de esculturas”, afirmou o vice-presidente da Associação e coordenador-geral do projeto de revitalização, Benoni Constante Manfrin.

Manfrin destacou o apoio da PAM (Pró Arte Movimento) e das empresas: Potencial Biodiesel, Unicesumar, Condor, Uninter, RDP, Braslift, Grupo Barigui e Podium.

ROSA – Além do atual monumento, o Jardim também cultiva a “Rosa de Anita”, uma flor híbrida criada na Itália em homenagem a catarinense Anita Garibaldi. O plantio da flor fez parte da comemoração dos 138 anos da associação e colocou o Palácio Garibaldi na rota mundial do Bicentenário de Anita Garibaldi.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o cônsul-geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Salvatore di Venezia; vereadores de Curitiba; secretários municipais; diretores e associados da Garibaldi e representantes da comunidade ítalo-brasileira no Estado.

Quarto Poder Parana
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.