publicidade

Coritiba espanta o rebaixamento com força no Couto Pereira e reação após a chegada de Guto Ferreira; análise

O Coritiba venceu o Flamengo por 1 a 0, no Couto Pereira, e garantiu a permanência no Campeonato Brasileiro com duas rodadas de antecedência. Esse era o principal objetivo do Coxa no ano, que ainda conquistou outra meta: o Paranaense.

O time alviverde chegou a 41 pontos e passou a sonhar com a Sul-Americana como calendário para 2023. Bragantino (44) e Goiás (46) são os adversários mais acessíveis na disputa.

Esse novo cenário só ficou possível por dois motivos principais: a chegada do técnico Guto Ferreira e a força como mandante no Brasileirão.

Agradecer a direção por ter acredito no nosso trabalho, o staff que nunca poupou esforços e, lógico, os jogadores pelo profissionalismo. O que transformou foi o ambiente que eles construíram e a sintonia com a torcida, que tem uma energia muito forte.

Contratado em 14 de agosto, Guto Ferreira tem 45,2% de aproveitamento no comando coxa-branca. Em 14 jogos, foram seis vitórias, um empate e sete derrotas. São 13 gols marcados e 22 sofridos.

O desempenho do treinador colocaria o Coxa no top-10 nesse período, com possibilidade de buscar vaga no G-8.

A última derrota caseira do Coritiba foi diante do Atlético-MG, pela 22ª rodada, que culminou na demissão de Gustavo Morínigo e na contratação do novo treinador. Na época, o clube era o antepenúltimo.

Sob o comando de Ferreira, o Coxa está invicto em casa: conquistou cinco vitórias e teve apenas um empate. Em quatro deles passou zerado. O aproveitamento é bastante expressivo: 88,8%.

O Coritiba é o sexto melhor mandante do Brasileirão. Em 18 jogos até aqui, o time teve 11 vitórias, três empates e quatro derrotas, conquistando 66,7% dos pontos disputados no Couto.

Diante do Flamengo, a torcida bateu o recorde de público da temporada: 32.021 torcedores. A média coxa-branca no Brasileirão é de 19.453 pagantes, em um reforço de peso, já que o clube passou de 40 mil sócios na temporada.

Guto Ferreira no Couto Pereira

  1. Coritiba 1×0 Avaí
  2. Coritiba 2×0 Atlético-GO
  3. Coritiba 1×0 Ceará
  4. Coritiba 2×1 Bragantino
  5. Coritiba 1×1 Internacional
  6. Coritiba 1×0 Flamengo

Além disso, o time alviverde venceu a primeira como visitante na rodada anterior, diante do Juventude. Eram 12 derrotas consecutivas fora de casa até o triunfo em Caxias do Sul.

O Coritiba volta a campo contra o Corinthians na quarta-feira, às 19h. O jogo acontece no Couto Pereira e é válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.