publicidade

Com o prefeito, crianças festejam 332 anos de Curitiba em uma viagem pelo tempo

O espetáculo Curitiba – O Futuro é Hoje foi apresentado nesta segunda-feira (24/3) no Memorial de Curitiba e encantou o público com uma vibrante mistura de teatro, música e dança. A iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) faz parte das celebrações pelos 332 anos da capital paranaense e leva os espectadores a uma viagem no tempo, desde os primeiros habitantes indígenas até uma Curitiba projetada para o futuro.

 

O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Pimentel e reuniu estudantes das escolas municipais Caramuru, Batel, Mirazinha Braga, Professor Brandão, Irmãos Rebouças e Helena Wong.

“Curitiba completa 332 anos neste sábado e queremos toda a cidade comemorando. Teremos grandes apresentações no Parque Barigui, no Parque Bacacheri e em outros espaços públicos. E que tal aproveitar a festa para cuidarmos ainda mais da nossa cidade? Vamos lembrar de reciclar o lixo e preservar Curitiba para as futuras gerações”, pediu o prefeito às crianças.

Estrela inesperada: a capivara

Para as crianças, o momento mais animado foi a aparição de um dos símbolos mais queridos da cidade: a capivara. O enredo destacou a importância da proteção animal e, quando a mascote entrou em cena, a plateia vibrou com entusiasmo.

“Eu adoro Curitiba e gostei muito da parte das capivaras”, comemorou Isabela Vitória da Silva, 9 anos, aluna do 4º ano da Escola Municipal Irmãos Rebouças. “Eu nunca tinha visto um teatro tão legal! A música, as histórias, tudo foi demais!”, disse Geovana Bueno, colega de turma de Isabela.

Para Enzo Oliveira, 8 anos, do 3º ano da Escola Municipal Professor Brandão, a experiência foi inesquecível. “Quando a capivara apareceu, todo mundo ficou muito feliz, adorei o bolo de chocolate também.” O colega de turma, Gabriel Lourenço, 8 anos, concordou. “Foi muito divertido, adorei”, concluiu.

Ritmo, história e um olhar para o amanhã

A abertura do evento ficou por conta do ator curitibano Douglas Perez, que aqueceu a plateia com músicas e brincadeiras interativas. No palco, oito atores se revezaram entre cenas teatrais e raps sobre Curitiba, tornando a experiência ainda mais dinâmica e envolvente.

O espetáculo transporta o público para o ano de 2025, mostrando uma cidade em constante transformação. Os personagens Coré e Etuba conduzem a jornada, destacando temas como inovação, inclusão, direitos humanos e sustentabilidade.

Próximas apresentações

28/3 (sexta-feira)
14h – Boqueirão
Quadra da Rua da Cidadania (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430)

30/3 (domingo)
10h30 – Domingo no Centro (Praça Zacarias)
12h30 – Memorial de Curitiba (Largo da Ordem)

Presenças

A apresentação também foi prestigiada pelos secretários Almir Bonatto (Urbanismo) e Marli Teixeira Leite (Mulher e Igualdade Étnico-Racial), os presidentes Renan de Oliveira Rodrigues (Fundação de Ação Social) e Marino Galvão Júnior (Fundação Cultural de Curitiba), a diretora Juliana Midori (Icac), as vereadoras Rafaela Lupion e Tânia Guerrero; e a administradora da Regional Matriz, Ariane Assis.

Quarto Poder Parana
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.