publicidade

Pesquisar

PT se reúne hoje para consolidar aliança com PSB de Luciano Ducci

A executiva nacional do PT realizará em breve, às 10h, uma reunião virtual com dirigentes do partido do Paraná e de Curitiba para oficializar a aliança com o PSB de Luciano Ducci na disputa pela prefeitura de Curitiba.

Além de Gleisi Hoffmann, participarão do encontro os presidentes estadual e municipal do partido, Arilson Chiorato e Ângelo Vanhoni, respectivamente, além dos deputados federais Carol Dartora e Zeca Dirceu, e também o advogado Felipe Mongruel, conhecido como Magal. Este grupo defende a candidatura própria nas eleições de outubro.

O PT decidirá seu apoio a Ducci na eleição de outubro. O ex-prefeito de Curitiba é uma prioridade para o PSB nacional, e conquistar a prefeitura da capital paranaense faz parte dos planos políticos da direção nacional do partido liderado por Geraldo Alckmin.

O PT tem adotado uma postura pragmática. Em vez de lançar candidatos próprios e dividir os votos da esquerda, o partido de Lula tem se unido a outros partidos de esquerda. Isso ocorre não só em Curitiba, mas em várias cidades do Paraná e outras capitais do país. Em São Paulo, por exemplo, o PT apoiará Guilherme Boulos, do PSOL. No Rio de Janeiro, os petistas devem caminhar junto com o prefeito Eduardo Paes, do PSD. Em Salvador e Recife, a mesma estratégia de união para conquistar.

No entanto, essa estratégia não é unanimidade dentro das várias alas internas do PT. Por isso, a executiva nacional do PT buscará dialogar com os federais que se colocaram à disposição do partido para disputar a prefeitura de Curitiba. Gleisi Hoffmann sabe que o PT precisa estar unido para ter chances em Curitiba, e é isso que ela buscará nesta reunião: amenizar a resistência interna. Vencida essa etapa, Gleisi e Chiorato irão em busca do segundo objetivo: trazer o deputado estadual Goura do PDT para a chapa de Luciano Ducci como vice. O pedetista insiste que é pré-candidato a prefeito de Curitiba, mas em Brasília, fontes do Blog comentam que é apenas uma questão de tempo para o anúncio oficial da união entre PDT e PSB. Mas isso é algo para o mês de julho.

VEJA TAMBÉM