publicidade

Deputadas e deputados são empossados na 5ª edição do Parlamento Universitário

Os estudantes que fazem parte da 5ª edição do Parlamento Universitário foram empossados nesta quinta-feira (20) na Assembleia Legislativa do Paraná. Os 54 parlamentares universitários fizeram o juramento e, a partir de agora, estão aptos para desempenhar a função simulada das atividades das deputadas e deputados estaduais. São 30 deputados e 24 deputadas universitários, que pela manhã passaram por uma ambientação e tiraram as últimas dúvidas antes de assumirem suas funções.

“Esse foi o nosso segundo contato com os participantes, agora com os selecionados. Passamos algumas dicas de como devem se portar, sobre as articulações para as eleições da Mesa e para governador. É uma turma como todas as outras que participaram do Parlamento Universitário, super interessada e que traz novas ideias para a Assembleia. Ao mesmo tempo em que nós da Assembleia ensinamos, a gente aprende muito mais. É muito bacana essa interação”, disse o diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi. “Eles souberam fazer a lição de casa. Assistiram as aulas, entenderam que a articulação política é um dos principais pontos da nossa simulação. Articulação que aconteceu fora da Assembleia, com reunião entre eles, mesmo com os alunos do interior. Eles formaram blocos e a articulação foi o ponto para que elegessem o presidente do Parlamento Universitária e a governadora. Aqueles que perderam vão fazer uma boa oposição. Isso que é o interessante. É assim no parlamento real e no universitário e essa simulação certamente vai trazer essas lições para eles”, completou.

Para o diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho, o importante para todos os participantes é a vivência, quase que real, do que é feito pelos deputados no dia a dia da Assembleia. “É uma simulação e o pessoal que já participou tem essa visão. É muito parecido com o real. As mesmas funções que a gente faz para os deputados vamos fazer para eles. É o mesmo plenário, as mesmas comissões. O que torna o Parlamento Universitário tão fascinante é que ele é muito próximo do que acontece aqui”.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participou da ambientação dos novos parlamentares e falou um pouco sobre a atuação no Legislativo e na presidência da Comissão de Orçamento. Para ele, o Parlamento Universitário é um grande laboratório de ideias. “O Parlamento tem que ter uma abertura para poder conversar com a sociedade. A Escola do Legislativo, ao promover o Parlamento Universitário, faz um gesto de cidadania, porque traz jovens que quiseram participar, que foram selecionados entre tantos, e terão a possibilidade de vivienciar, durante todos esses dias, a vida do parlamento, com todas as atribuições. Isso, na minha avaliação, é enriquecedor, super válido. Uma grande experiência, um laboratório de ideias. O Legislativo é bem pouco conhecido, boa parcela da população não tem ideia de como funciona”, relatou. “Quero aproveitar para cumprimentar a Francis e a Roberta, coordenadoras da Escola, o nosso diretor Legislativo, que é o Dylliardi, que é o grande motivador, grande condutor desse processo todo e claro todo apoio que a Mesa Diretora da Assembleia dá e todos que contribuem para que a gente sempre tenha um evento marcado pelo sucesso”, concluiu.

- Informações: ALEP.
Quarto Poder Parana
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.