publicidade

Paraná Pesquisas divulga números da opinião pública diante do novo Arcabouço Fiscal e taxa de juros anual de 13,75%

O texto-base do novo arcabouço fiscal foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira, em resumo, a proposta substitui o “teto de gastos” e sofreu alterações do relator Cláudio Cajado (PP-AL). Os destaques que poderão alterar o texto ainda serão votados nesta quarta-feira (24), assim que for concluído na Câmara, segue para análise no Senado.

Diante disso, o Paraná Pesquisas consultou a opinião pública para avaliação do Projeto do Arcabouço Fiscal. A pesquisa avaliou também a opinião pública com relação à taxa básica de juros (Selic) praticada no Brasil, fixada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) em 13,75% ao ano, o que coloca o país no topo do ranking das maiores taxas de juros do mundo, perdendo apenas para a Argentina.

Na pesquisa o instituto perguntou aos entrevistados se eles conhecem ou já ouviram falar do Projeto de Arcabouço Fiscal, 76,9% dos entrevistados não conhecem ou não ouviram falar da proposta, 17,2% afirmou conhecer apenas de ouvir falar, e somente 5,9% das pessoas consultadas afirmaram ter conhecimento sobre o assunto.

Já sobre a taxa e juros foram realizados dois questionários. O primeiro mede a percepção da opinião pública quanto a taxa de juros de 13,75% ao ano, ser um problema para a economia brasileira, 31,3% consideram que essa taxa é um grande problema, 46,2% dos entrevistados acham que é apenas um problema, 8,6% opinaram que a taxa não é um problema, enquanto 13,9% não sabem ou não quiseram opinar.

Também com relação a taxa de juros, a pesquisa questionou a opinião pública com relação à situação financeira do entrevistados e de suas respectivas famílias caso a taxa de juros caia, 71% considera que sua situação financeira e de sua família iria melhorar, para 19,3% permaneceria igual, ara 3,2% pioraria, 6,5% dos entrevistados não sabe ou não respondeu.

A pesquisa consultou 2.023 eleitores em todo o território nacional, entre os dias 16 e 21 de maio, a amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais.

Quarto Poder Parana
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.