publicidade

Campo Largo tem o 6º melhor desempenho na saúde entre as cidades do Paraná com mais de 100 mil habitantes

  • Informações: Prefeitura de Campo Largo.

 

Dois importantes levantamentos recentes colocaram Campo Largo em destaque. Primeiro, a Prefeitura foi contemplada no prêmio Band Cidades Inteligentes, que colocou a cidade como referência em Saúde Pública. A conquista foi alcançada em grande parte pelo apoio do Hospital do Rocio. Mesmo sendo privado, o hospital tem mais de 90% dos atendimentos feitos pelo SUS.

Depois, o município alcançou o 6º lugar no Programa Previne Brasil entre as cidades do Paraná com mais de 100 mil habitantes. A avaliação é do atendimento da atenção primária em saúde (APS) e se refere ao segundo quadrimestre de 2022.

Prêmio Band Cidades Inteligentes – A cidade de 132 mil pessoas tem pouco mais de 6 leitos hospitalares a cada mil habitantes. Isso significa o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e quase cinco vezes mais do que a média nacional. Grande parte disso se deve ao Hospital do Rocio, o maior hospital da cidade que tem mais de 800 leitos disponíveis e atende 22 mil pessoas por mês.

A secretária municipal de saúde, Danielle Fedalto, comenta o que isso significa para o município: “pelo fato de o hospital ter grande quantidade de leitos disponíveis, 80% dos nossos pacientes das UBS e UPA que necessitam de leitos – e são regulados – acabam ficando dentro do município. Isso favorece para os pacientes e também para seus familiares, nas visitas. É uma parceria que funciona muito bem”.

A disponibilidade de leitos nos hospitais é um importante pilar da Saúde Pública, segundo o IGMA que é o índice base utilizado no prêmio, uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Áquila. Segundo a comissão organizadora, não são considerados apenas itens de saúde, o índice avalia também outros indicadores como segurança, infraestrutura, esgoto, itens de outras secretarias que refletem na saúde.

Programa Previne Brasil – Campo Largo também apresentou posição de destaque no Programa Previne Brasil, que avalia o desempenho na atenção primária em saúde (APS), a partir de indicadores. No segundo quadrimestre de 2022, a capital da louça ficou com o 6º melhor desempenho na saúde, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes do Paraná. “Essa avaliação é sempre muito importante e revela a qualidade municipal no atendimento, comparando boas práticas das maiores cidades do Paraná. Estamos sempre buscando melhorar, e a cada análise aparecem os esforços de nossa equipe, então uma classificação dessa nos motiva a continuar oferecendo uma prestação de serviço cada vez melhor para nossos munícipes”, afirma Danielle Fedalto.

A partir das análises do Previne Brasil, o Ministério da Saúde adequa o modelo de financiamento, de forma a aumentar o acesso das pessoas aos serviços da atenção básica, avaliando o vínculo entre a população e as equipes com base na responsabilização dos gestores e profissionais envolvidos. O ranking do Previne Brasil determina o valor do incentivo financeiro a ser transferido ao município, de acordo com o desempenho no conjunto de indicadores aferidos a cada quadrimestre, com repercussão financeira para o período subsequente.

Esse modelo de financiamento, instituído desde 2019, altera formas de repasse das transferências aos municípios, que passam a ser distribuídas com base nos critérios populacionais, de captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro. Os indicadores avaliados são: as proporções de gestantes com seis ou mais consultas pré-natais até a 12ª semana (com exames para sífilis e HIV e com atendimento odontológico), mulheres com coleta de citopatológico na APS, crianças de um ano vacinadas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B e poliomielite, hipertensos com consulta e pressão arterial aferida, e diabéticos com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Veja os municípios paranaenses mais bem posicionados no 2º quadrimestre de 2022:

Cidade / População / Avaliação

1º) Pinhais / 134.788 / 8,25

2º) Umuarama / 113.416 / 8,13

3º) Araucária / 148.522 / 7,75

4º) Cascavel / 333.073 / 7,64

5º) São José dos Pinhais / 334.620 / 7,5

6º) Campo Largo / 135.678 / 7,33

7º) Curitiba / 1.963.726 / 7,31

8º) Almirante Tamandaré / 121.420 / 7,11

9º) Cambé / 108.126 / 7,04

10º) Foz do Iguaçu / 257.971 / 6,93

Quarto Poder Parana
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.