publicidade

Uso da UFPR para evento partidário é questionado por Anne Dias

O Teatro da Reitoria, no Centro de Curitiba-PR, tem agendado para o fim da tarde desta terça-feira (26) o lançamento do ‘Comitê Popular de Luta da UFPR’, organizado por entidades sindicais e estudantis. Este evento contraria o Regimento Geral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que proíbe a realização de atividades político-partidárias, promovidas por entidades estudantis, nos espaços públicos da instituição. Para evitar o desrespeito às regras universitárias e com base na isonomia, a pré-candidata à deputada estadual pelo Partido Novo, Anne Dias, protocolou pedido de suspensão do evento.

O artigo 176 do Regimento Geral da UFPR diz que “A representação estudantil terá por objeto promover a cooperação da comunidade acadêmica e o aprimoramento da instituição, vedadas atividades de natureza político-partidárias.” Entre os organizadores do ‘Comitê Popular de Luta da UFPR’ estão três pré-candidatas ao cargo de deputada pelo Partido dos Trabalhadores (PT): Carol Dartora, Professora Josete e Ana Júlia, sendo duas delas vereadoras em exercício.

“O PT quer criar um comitê de campanha dentro da UFPR, às vésperas das eleições. Isso é ilegal. O evento é claramente partidário. Além das pré-candidatas do partido, o cartaz de divulgação traz um L em referência ao Lula, e uma estrela do PT. Em 2018, tentei organizar um evento com o Henrique Meirelles, na época pré-candidato à Presidência, e fui barrada pela universidade com base no Regimento Geral, que proíbe atividades político-partidárias”, afirmou Anne Dias.

A candidata questiona ainda outro ponto: o financiamento de campanha. O PT vai receber cerca de R$ 500 milhões do Fundo Eleitoral, dinheiro público para custear despesas como o aluguel de espaço para eventos. “Nós, do Partido Novo, somos contra o uso do Fundo Eleitoral. Não é justo usar dinheiro público para bancar campanhas eleitorais. Agora, além de utilizar esta verba, o PT quer utilizar um espaço público da Universidade Federal do Paraná para promover suas candidaturas. Isso é ilegal e vamos combater este tipo de atitude”, disse Anne Dias.

Quarto Poder Parana
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.