O primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), representou o Legislativo, nesta quinta-feira (02), na comemoração dos 75 anos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e ressaltou a importância dos avanços da gestão pública. O TCE foi criado em 02 de junho de 1947.
“O Tribunal de Contas vem exercendo, ao longo de décadas, um trabalho exemplar na fiscalização, no controle e, sobretudo, na orientação das boas práticas na administração pública”, disse Romanelli. “Estabelecemos um trabalho conjunto com o TCE e a Assembleia Legislativa também atua para aperfeiçoar e qualificar os gestores públicos”.
O presidente do TCE, conselheiro Fábio Camargo, afirmou que o Tribunal de Contas do Paraná é uma referência nacional e reforçou a atuação de orientação do órgão de controle. “Os administradores públicos paranaenses precisam de orientação e não de criminalização. Nunca deixamos de combater o mau uso do dinheiro dos impostos, mas buscamos sermos mais parceiros do que algozes dos gestores públicos”, pontuou.
O vice-governador do Paraná, Darci Piana, destacou o trabalho conjunto dos órgãos e dos poderes do Estado pelo desenvolvimento do Estado. “Temos muito orgulho da atuação do Tribunal de Contas. Da aproximação do órgão com o empresariado, com a população proporcionando a cidadania. Quando estamos unidos podemos fazer mais para que o Estado cresça com dignidade”.
Homenagem
O conselheiro Nestor Baptista foi homenageado no evento por ter criado a Escola de Gestão Pública em 2008. Desde então, a EGP capacitou mais de 200 mil agentes públicos e cidadãos. Batista foi presidente por três vezes do Tribunal, é o atual decano da corte e deixará o Tribunal no ano que vem ao atingir a idade de aposentadoria compulsória.
Presenças
Também participaram os conselheiros do TCE; o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Carvílio da Silveira Filho; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Wellington Emanuel Coimbra de Moura; o procurador do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior; a procuradora-geral do Estado do Paraná, Letícia Ferreira da Silva; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; a presidente da OAB, Marilena Winter entre outras autoridades.