publicidade

Prefeitura de Foz implementa Plano de Previdência Complementar para servidores

O lançamento do Plano de Previdência Complementar “Viva Mais Multi Prefeituras” coloca Foz do Iguaçu à frente de vários municípios brasileiros ao cumprir a implementação do regime imposto pela Emenda Constitucional N° 103 (Reforma da Previdência). 

 

A cerimônia, realizada no auditório da Uniamérica, contou com a presença do secretário de Administração, Nilton Bobato, da diretora superintendente do Fozprev, Áurea Fonseca, da diretora presidente da FUSAN (Fundação Sanepar de Previdência e Assistência Social), Cláudia Trindade, e dos presidentes dos Sindicatos dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu (SISMUFI) e dos Professores Municipais de Foz do Iguaçu (SINPREFI), Aldevir Hanke, e Marli Maraschin, respectivamente. 

 

“Foz do Iguaçu se tornou um paradigma para outros municípios paranaenses na política de implementação do Regime de Previdência Complementar, um exemplo bem sucedido e que representa a qualidade técnica da equipe do Município”, enalteceu Cláudia, ao também tecer elogios sobre os avanços culturais e turísticos da Terra das Cataratas. 

 

A condução comprometida também foi enaltecida por Bobato. “Conseguimos chegar até aqui e proporcionar essa alternativa para o servidor municipal graças ao empenho de profissionais como a servidora Cristina Ogura, que se dedicou incansavelmente para a proposta se tornar realidade”. 

 

Após a solenidade de lançamento, os gestores de recursos humanos da prefeitura receberam treinamento para divulgar e orientar os servidores quanto ao plano de previdência complementar. 

 

Plano

 

A FUSAN foi a entidade fechada vencedora do processo licitatório para gerenciar o Regime de Previdência Complementar do Município. O regime foi instituído pela prefeitura de Foz do Iguaçu no ano passado, através da Lei Complementar nº 349/2021. A legislação é uma medida obrigatória trazida pela Emenda Constitucional N° 103, de 12 de novembro de 2019, que trata da Reforma da Previdência. 

 

A política de Previdência Complementar é o terceiro pilar que compõe o sistema de previdência brasileiro e se traduz num importante instrumento que possibilitará uma renda adicional extra para complementar a renda da aposentadoria concedida pelo Regime Geral ou Regime Próprio de Previdência Social.  

 

Critérios

 

Com base na LC nº 349/2021, somente os servidores municipais ocupantes de cargos efetivos e admitidos após a implantação do Regime de Previdência Complementar estarão sujeitos a estas novas regras de previdência, principalmente no que diz respeito à submissão ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS/INSS). 

 

Atualmente, o valor máximo é de R$  7.087,22, nos proventos de aposentadorias e pensões a serem concedidas pela Fozprev, autarquia gestora do RPPS dos servidores municipais. Da mesma forma, os servidores somente contribuirão até o teto do RGPS/INSS para o RPPS/FOZPREV.

 

A estes servidores será oferecida, facultativamente, a oportunidade de aderir a um Plano de Benefícios de Previdência Complementar, na condição de participante patrocinado, contribuindo com um percentual de até 8,5% (oito e meio por cento). 

 

Esse montante incidirá sobre a parcela de remuneração de contribuição que exceder teto do RGPS/INSS, sendo que o Município de Foz do Iguaçu, na condição de patrocinador do plano, também contribuirá como contrapartida com o mesmo valor do participante.

 

Já os servidores titulares de cargo efetivo admitidos no serviço público municipal antes da efetiva implantação do RPC não estarão sujeitos a novas regras acima descritas, mas também terão a opção de aderir a um Plano de Benefícios de Previdência Complementar como participante não patrocinado. Ou seja, sem a contrapartida de contribuição do Município. O participante contribuirá com um percentual de livre escolha, desde que não inferior a 1% (um por cento) incidente sobre a totalidade da sua remuneração de contribuição.

Quarto Poder Parana
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.