publicidade

Pesquisar

Sanepar recolhe mais de 670 toneladas de resíduos no Litoral nesta temporada

Limpeza na Ilha do Superagui, no sábado, encerrou as atividades especiais da Companhia na temporada de veraneio. O maior volume de resíduos retirado num só dia nessa temporada foi de 23.776 quilos, no primeiro dia do ano de 2022.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) retirou 676.379 quilos de resíduos em atividades de limpeza no Litoral durante esta temporada da Operação Verão Paraná – Viva a Vida. Nesta edição, 130 trabalhadores atuaram na limpeza, em 48 quilômetros lineares da orla, de 17 de dezembro de 2021 a 5 de março de 2022.

A Sanepar atendeu diariamente os municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, e realizou quatro atendimentos experimentais em Guaraqueçaba e Morretes. A média diária de lixo retirado das praias e do entorno de rios litorâneos foi de mais de 10 toneladas.

A atividade de limpeza foi encerrada com a coleta de resíduos na Ilha do Superagui, em Guaraqueçaba, no último sábado (5), concluindo a operação deste verão com a coleta de mais de 187 quilos de lixo num só dia de trabalho. Esta foi a primeira temporada em que a Sanepar atuou na Ilha com esse serviço.

Para o veranista Igor Koppe, o trabalho é ótimo porque interfere positivamente na preservação da vida. “Andamos pela praia e não achamos nenhum lixo. Acho importante esse serviço porque aqui temos diversos animais, como peixes e mamíferos, e também por causa da população que vive em Superagui”, afirma.

NÚMEROS DA LIMPEZA – O maior volume de resíduos retirado num só dia nessa temporada foi de 23.776 quilos, no primeiro dia do ano de 2022. O segundo dia com maior retirada de lixo ocorreu em fevereiro, no domingo de Carnaval, com a coleta de 17.707 quilos.

Na execução das atividades no Litoral, a Sanepar gerou 165 vagas temporárias de empregos diretos para atividades como supervisor, gestor, coletor e apoio administrativo. Os trabalhadores estiveram reunidos neste domingo (6), em Matinhos, para avaliar o serviço e encerrar oficialmente as atividades.

Também participaram da reunião o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, os gerentes da Sanepar Ronald Gervasoni (Educação Socioambiental) e Rodrigo Junqueira (Litoral) e o secretário de Meio Ambiente de Matinhos, Ari Nomax, além dos saneparianos que atuaram como gestores e fiscais de todo o processo nos cinco municípios do Litoral.

OUTROS SERVIÇOS – Além da limpeza na orla, a Sanepar ofereceu outros serviços especiais neste verão, como duchas ecológicas instaladas na areia, distribuição de 50 mil brindes educativos e cadeiras anfíbias, para proporcionar um banho de mar seguro a idosos e pessoas com deficiência. Entre dezembro e janeiro, quando os serviços foram encerrados, as duchas foram utilizadas mais de 23 mil vezes e as cadeiras, mais de 100 vezes.

O trabalho das duchas ecológicas e das cadeiras anfíbias foi realizado em parceria com as secretarias de Estado da Educação e do Esporte (SEED) e da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). Os brindes educativos foram distribuídos em recreações promovidas pela Superintendência Geral do Esporte (Paraná Esportes).

VEJA TAMBÉM