O Londrina estreia na Série C do Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira, contra o Ypiranga-RS, às 20h, no Vitorino Dias. Essa será a quinta participação do Tubarão no campeonato. No histórico de confrontos, o time gaúcho foi o mais enfrentado pelo Alviceleste.Em sete partidas pela Série C contra o Ypiranga-RS, o saldo do Londrina foi de três vitórias, dois empates e duas derrotas. O LEC marcou 11 gols e sofreu 13, terminando um jogo sem sofrer gols. Nas duas temporadas em que os times disputaram a Série C do Brasileiro juntos (2020 e 2024), o Tubarão ficou acima do Canário Verde na tabela de pontos.
Além disso, o Tubarão estreia com a confiança do retorno à Copa do Brasil 2026 após dois anos fora da competição. A vaga foi garantida com a chegada do time às semifinais do Campeonato Paranaense. Com o título da Taça Farroupilha em 2025, o Ypiranga também chega determinado para a partida.
O técnico Claudinei Oliveira deve manter a base titular do Paranaense. A configuração do time pode sofrer apenas algumas adaptações, tendo em vista alguns reforços contratados para a estreia na Série C. À princípio, o Tubarão não chega com desfalques ou pendurados pelo Departamento Médico.
Provável escalação: Luiz Daniel; João Vitor, Caio, Wallace e Maurício; Alison, Lucas Marques e Gustavo França; Henrique, Pablo e Iago Teles.
Reforços e elenco
O Londrina anunciou sete reforços para a Série C do Brasileiro, são eles o lateral-direito Cédric (ex-Vitória), o zagueiro Guilherme Ferreira (ex-Linense), o volante Sousa (ex-Náutico) e os atacantes Vitinho (do Bragantino), Thauan Williams (ex-América-MG), Edson Cariús (ex-Linense) e Gabriel Canela (ex-Linense).
Veja a lista completa do elenco abaixo:
- Goleiros: Elzo Neto, Lucão e Luiz Daniel
- Laterais: João Vitor, Maurício e Rafael Soares
- Zagueiros: Caio, Marco Antônio, Wallace e Yago Lincoln
- Volantes: Alison, Lucas Marques, Paredes e Zé Breno
- Meias: Caio Rafael, Gustavo França e Wellington
- Atacantes: Ícaro, Kaique, Pablo e Robson Duarte
Claudinei Oliveira, de 55 anos, chegou ao Londrina em 2024 após passar apenas dois meses no Guarani.
Na primeira temporada, o treinador comandou a equipe em 14 jogos pelo Campeonato Paranaense, acumulando oito vitórias, quatro derrotas e dois empates.
Em 2025, o saldo no estadual foi o mesmo, mas o time conquistou o retorno à Copa do Brasil 2026 depois de dois anos fora da competição.
O técnico do Tubarão começou a carreira na categoria de base do Santos, primeiramente comandando o Sub-15, quando o time sagrou-se campeão paulista. Foi também no Peixe que Claudinei estreou como goleiro, em 1989.
Nos mais de 15 anos como treinador, ele também acumula no currículo clubes como Botafogo, Goiás, Paraná, Athletico Paranaense, Avaí, Chapecoense e Operário-PR.
Desde a primeira participação em 2005 até 2024, o Londrina participou quatro vezes da disputa pela Série C do Campeonato Brasileiro e acumulou 83 jogos. Nestes confrontos, o LEC saiu vitorioso em 34 partidas, empatou 29 e sofreu 20 derrotas.
O Londrina balançou as redes adversárias em 100 oportunidades e sofreu 84 gols, ficando 35 jogos sem sofrer gols. O maior artilheiro do Tubarão na Série C é o centroavante Daniel Amorim, que marcou sete gols na história da competição nacional.
Na estreia do Tubarão em 2005, o time parou na terceira fase após perder para o Ceilândia por 4 a 0. O Alviceleste só voltou à competição dez anos depois, em 2015. Desta vez, a boa campanha levou o clube à final e garantiu o acesso à Série B, mas quem venceu o duelo foi o Vila Nova.
Durante a pandemia, em 2020, o LEC foi longe mais uma vez na competição, mas ficou um ponto abaixo das equipes que disputaram a final. No ano passado, o Tubarão ficou em 7º lugar no ranking do campeonato com sete pontos em seis jogos.
Agenda
- Londrina x Ypiranga: 14/04, segunda, 20h – Vitorino Dias
- Floresta x Londrina: 20/04, domingo, 16h – Presidente Vargas (CE)
- Londrina x Maringá: 26/04, sábado, 16h – Estádio do Café