O português Jaime Faria, número 144 no ranking da ATP, venceu por 2 sets a 0 (duplo 6/4) o brasileiro Felipe Meligeni, 167º colocado, e conquistou o título do Challenger de Curitiba. A final disputada neste domingo, no Graciosa Country Club.
No confronto, o português conseguiu duas quebras, uma em cada set, para fechar as parciais por 6/4. Já o brasileiro teve a oportunidade de quebrar o serviço em três oportunidades, mas sem sucesso. Ainda foram oito aces contra um para Meligeni.
— Foi o melhor torneio Challenger que já disputei na carreira, tanto organização, como o clube, a torcida, todos excelentes, nada a dizer. Hoje não estiveram do meu lado, mas durante toda a semana souberam aplaudir pontos bonitos, mesmo dos adversários brasileiros e isso é o que esperamos em um torneio de tênis — disse o português.
Apesar da derrota, Meligeni vai ganhar posições no ranking da ATP por ter conquistado 50 pontos e deve aparecer na 150ª posição, voltando a ser número 3 do Brasil, ultrapassando João Fonseca.
— Não foi o que eu gostaria, mas essa semana foi também um aprendizado mental. Na semana passada perdi e aqui, consegui chegar na final com uma mentalidade diferente. Isso é importante, porque muita coisa ainda tem por vir — disse Meligeni.
Já Faria vai surgir, na próxima atualização, entre os 120 melhores do mundo, ficando perto também de seu objetivo que é jogar torneios maiores na temporada 2025.
— Eu não fico olhando muito o ranking, mas espero que esses pontos ganhos aqui possam alavancar a minha carreira no próximo ano. No tênis, quem trabalha mais, se esforça mais e é mais regular, se dá melhor — completou Faria.