Pablo quebrou um jejum de cinco meses pelo Athletico e abriu o caminho para a vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, em jogo de sábado, na Ligga Arena, pelo Campeonato Brasileiro. O camisa 92 voltou a marcar pelo Furacão, algo que não fazia desde maio.
Aos 24 minutos, Julimar chegou pela esquerda, limpou a marcação e lançou a bola para o meio da área, pelo alto. Pablo chegou livre na segunda trave e cabeceou para o fundo do gol, deixando a torcida em festa. No segundo tempo, Pablo devolveu a assistência para Julimar, autor do segundo gol. Por fim, Nikão fechou o placar.
O último gol marcado por Pablo foi no dia 12 de maio, na vitória por 2 a 0 contra o Palmeiras, em Barueri, pela sexta rodada do Brasileirão. De lá para cá, o atacante foi relacionado para 29 jogos. O técnico Lucho Gonzáles festejou o fim do jejum.
— Atacantes de referência são acostumados a viver de gols, por isso temos que passar confiança a eles e pedir que não saíam da área, mas que fiquem ali e esperem as condições para concretizar no gol. Foi isso que o Pablo fez. Assim como foi com o Pablo, espero que no próximo jogo outros também quebrem esse jejum. Fico feliz pelo gol do Pablo, mas estou preocupado com os que não fazem gols, porém, o mais importante é que a gente ganhe os jogos — disse o treinador.
Agora, Pablo chega a 36 gols com a camisa rubro-negra no Campeonato Brasileiro, ampliando a vantagem para Washington, que em 2004 marcou 34 gols. Paulo Baier, com 33 gols, fecha o pódio.
Na Ligga Arena, o jejum de Pablo era ainda maior. Antes de balançar a rede contra o Cruzeiro, ele tinha feito gol apenas no dia 14 de abril na goleada por 4 a 0 sobre o Cuiabá, na estreia do Brasileirão.
No mês de julho, Pablo chegou a marca de 300 jogos com a camisa do Athletico, no dia 11 de julho na partida diante do Bahia, na Ligga Arena, pelo Brasileirão.