publicidade

De lanterna a vice-líder: o primeiro turno de Cascavel, Maringá e São Joseense na Série D do Brasileiro

O primeiro turno da Série D do Campeonato Brasileiro chegou ao fim, e o São Joseense é o único time paranaense dentro da zona de classificação para a segunda fase – é o vice-líder do grupo 7. Por outro lado, no grupo 8, o Maringá ainda não conseguiu embalar, enquando o Cascavel está na lanterna.

Após sete rodadas, o São Joseense se firmou na parte de cima da chave. Com 12 pontos conquistados em três vitórias, três empates e só uma derrota, o time de São José dos Pinhais está a dois pontos do Caxias, líder do grupo, que tem uma vitória a mais. No confronto entre as duas equipes, na primeira rodada, o São Joseense venceu o Caxias por 2 a 1.

O FC Cascavel vive seu pior momento. Jogando em casa, no sábado, foi goleado por 5 a 1 pela Ferroviária-SP, que não tinha vencido nenhum jogo na competição. Só no primeiro tempo, a Serpente tomou quatro gols. O FC Cascavel está lanterna do grupo 7, mesmo grupo do Maringá, que também foi derrotado no final de semana.

O Dogão jogou fora de casa contra a Inter de Limeira. O time paulista venceu com um gol, de Kadu, marcado aos 36 do primeiro tempo. O resultado deixa o Maringá na sexta colocação, também fora do G4, com sete pontos. O quarto colocado tem nove.

O segundo turno começa quarta-feira, com mais sete rodadas para cada time. As equipes reencontram agora os adversários da última rodada, com mando de campo invertido, ou seja: Maringá recebe a Inter de Limeira, Cascavel joga fora de casa contra a Ferroviária-SP e São Joseense encara o Novo Hamburgo em solo gaúcho.

A Série D conta com 64 times, divididos em oito grupos com oito cada, com jogos de turno e returno. Os quatro primeiros de cada chave avançam para a segunda fase, com mata-mata a partir dali. Neste ano, a CBF distribuirá R$ 25 milhões para os participantes – um valor 50% superior ao repassado em 2022.