publicidade

Athletico fecha o turno do Brasileiro consolidado no G-6 em meio à agenda cheia; análise

Com Felipão, Athletico faz segundo melhor campanha de primeiro turno e busca equilíbrio entre três competições: “Entre os oito do Brasileiro, da Copa do Brasil e da Libertadores”, diz Felipão

O Athletico fechou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro consolidado no G-6 enquanto busca um equilíbrio em meio à uma agenda cheia, com o time vivo também na Copa do Brasil e na Libertadores.

Até por tentar conciliar o calendário, o Furacão precisou poupar titulares e foi derrotado pelo Botafogo, por 2 a 0, no Nilton Santos, na 19ª rodada. O técnico Felipão deixou de lado alguns nomes justamente de olho no duelo com o Flamengo, quarta-feira, pela Copa do Brasil.

O revés diante do Botafogo, porém, não diminui uma campanha positiva, competitiva e impulsionada justamente pela chegada de Felipão ao comando da equipe.

– Estamos em três competições e temos que pagar esse preço. Não temos uma equipe que seja aquela equipe ideal, que dois ou três times têm no Brasil. Vamos aos pouquinhos montando e adaptando para ganhar o que pudermos ganhar, fazendo o que é possível, e sofrer pouco – disse Felipão.

O Athletico conseguiu a segunda melhor campanha do time em um primeiro turno de Brasileirão na era dos pontos corridos: é o quinto colocado, com 31 pontos, com nove vitórias, quatro empates e seis derrotas. Desempenho abaixo apenas do que tinha feito em 2013, quando conseguiu 33 pontos e estava na vice-liderança – acabou o campeonato em terceiro.

O “fator Felipão” é determinante nestes números. Contando só o Brasileirão, o Athletico fez 14 jogos com o treinador, com sete vitórias, quatro empates e três derrotas – aproveitamento de 59,5%. Como comparação, o Corinthians, vice-líder, tem um aproveitamento de 59,3% em 18 rodadas.

Esses resultados foram conquistados em um calendário apertado. Da estreia de Felipão, no dia 10 de maio, contra o Tocantinópolis, até a derrota do Botafogo, no sábado, o Furacão fez 21 jogos em 74 dias – média de uma partida a cada 3,5 dias.

É importante destacar que só Athletico, Corinthians e Flamengo estão vivos nas três competições atualmente – Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

O que dá para acentuar é que estão entre os oito do Brasileiro, da Copa do Brasil e da Libertadores. Está bom, e vamos por partes. Um pouquinho aqui e ali, trabalhar e ver onde podemos acrescentar algumas situações boas para esse grupo.
— Felipão, técnico do Athletico

Detalhes da campanha do Athletico no Brasileirão:

 

  • Quarto melhor mandante, com 66,7% de aproveitamento – cinco vitórias, três empates e só uma derrota.
  • Sétimo melhor visitante, com 43,3% dos pontos disputados – quatro vitórias, um empate e cinco derrotas).
  • Sétimo melhor ataque, com 24 gols
  • 10ª defesa menos vazada, com 20 gols sofridos.
  • Ficou as duas primeiras rodadas na lanterna, após derrotas para São Paulo (4 a 0) e Atlético-MG (1 a 0).
  • Soma 10 rodadas no G-6, sendo as nove últimas de forma seguida;

Agenda do Athletico

  • Flamengo x Athletico: 27/07, quarta, 21h30 – Maracanã (Copa do Brasil)
  • Athletico x São Paulo: 31/07, domingo, 16h – Arena da Baixada (Brasileirão)
  • Athletico x Estudiantes: 04/08, quinta, 21h30 – Arena da Baixada (Libertadores)
  • Atlético-MG x Athletico: 07/08, domingo, 169 – Mineirão (Brasileirão)
  • Estudiantes x Athletico: 11/08, quinta, 21h30 – Jorge Luis Hirschi (Libertadores)