publicidade

Athletico tem atuação segura, mostra perfil competitivo e vence com méritos o Flamengo; análise

O Athletico teve uma atuação segura, foi bem da defesa ao ataque e conseguiu vencer com méritos o Flamengo, por 1 a 0, na Arena da Baixada, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Terans, de pênalti, fez o gol do jogo, ainda no primeiro tempo.

Mesmo com pouco tempo de trabalho (quarto jogo em 10 dias), o técnico Fabio Carille vai dando uma cara mais competitiva para o Athletico, algo que não tinha acontecido nesta temporada. Isso passa por uma bom trabalho de marcação e uma saída de bola eficiente – pontos que funcionaram diante do time carioca.

Em campo, o Furacão equilibrou bem a marcação, travou boa parte das tentativas do Flamengo e sofreu poucos sustos, mesmo no fim do jogo, quando o time carioca pressionou. Além disso, o Athletico conseguiu se organizar nas descidas ao ataque, com Canobbio pela direita, Vitinho pela esquerda e Terans por dentro.

O principal ponto foi o papel tático de alguns jogadores. Pablo Siles saiu lesionado, aos 18 minutos do primeiro tempo, e Christian foi o substituto. A alteração fez o Athletico organizar a marcação, que enfrentava alguma dificuldade até ali, principalmente com Arrascaeta. A dupla de zaga, com Matheus Felipe e Pedro Henrique, parou o ataque carioca.

Pelo lado direito, Canobbio deu velocidade na saída para os contra-ataques, mas teve papel importante também na defesa, voltando por várias vezes para ajudar Orejuela. Quando o lateral-direito saiu, já no fim do jogo, o atacante uruguaio ficou quase como um ala, cobrindo o setor com Lucas Halter.

Pelo lado esquerdo do ataque, Vitinho teve mais espaço no primeiro tempo. Foi por ali que Marcelo Cirino sofreu o pênalti, em disputa na área com Isla. Terans mandou no canto e fez o gol do jogo.

Mesmo ficando menos com a bola, principalmente no segundo tempo (45% de posse para o Athletico), os números ofensivos foram bastante equilibrados. Foram 10 finalizações do Furacão, contra 11 do Flamengo.

Bento até trabalhou mais, com cinco defesas para o Athletico, trabalhando bem nas tentativas do Flamengo. Já Hugo fez apenas uma defesa, só que contou com o travessão em uma bomba de Terans e também com a sorte, em um chute do uruguaio que passou muito perto.

Detalhes que fizeram a diferença para a vitória do Athletico. Resultado que quebra o jejum do Athletico no Brasileirão e aumenta a confiança no início de trabalho de Fábio Carille. Já são três vitórias em quatro jogos com o treinador.

A gente está crescendo. Preciso preparar melhor o elenco, ainda não consegui. Mas muito importante, sim. E fazer esse grupo acostumar com a vitória, ter a gana, a vontade
— Fabio Carille, técnico do Athletico

O Athletico fica em 16º na tabela do Brasileirão, fora da zona de rebaixamento, com três pontos – ele ainda pode ser ultrapassado no complemento da rodada.

O Furacão entra em campo já na terça-feira, agora pela Libertadores. O desafio será contra o Libertad, às 19h15, no Defensores Del Chaco, em Assunção, no Paraguai, pela terceira rodada do grupo 2.

Quarto Poder Parana
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.