publicidade

Prefeito lança programa para ampliar oferta de consultas e exames no SUS de Curitiba

Nos 100 primeiros dias de gestão, completados nesta quinta-feira (10/4), o prefeito Eduardo Pimentel cumpre mais um compromisso assumido durante a campanha eleitoral com o lançamento do programa Especialidades em Ação, que vai ampliar o acesso a consultas e exames especializados pelo SUS Curitibano. O lançamento do programa aconteceu no Centro de Eventos Imap Barigui e reuniu representantes de hospitais e clínicas contratadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a realização de procedimentos especializados.

“O programa lançado hoje começa a valer no dia 15 de abril e vai acelerar a oferta de consultas e exames especializados em nossos serviços e nos hospitais e clínicas contratados para diminuir o tempo de espera. Lembrando que as pessoas que estão em situação de urgência e emergência são atendidas em sete a dez dias”, explicou Eduardo Pimentel.

O prefeito lembrou que a área de especialidades foi tema das primeiras reuniões de secretariado, em janeiro, e que está feliz por poder entregar a ampliação de oferta desse atendimento nos primeiros 100 dias de gestão.

“Estamos tendo cada vez mais usuários do sistema público de saúde de Curitiba, porque quem usa o SUS Curitibano elogia. Sabe que às vezes tem que enfrentar tempo de espera, mas é bem atendido e recebe um serviço resolutivo e de qualidade”, completou Eduardo Pimentel.

Com o novo programa, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba vai ampliar em 12 mil a oferta de consultas mensais de Oncologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Cardiologia, passando das atuais 15 mil consultas ofertadas por mês nestas especialidades para 27 mil, um aumento de 80%.

Além disso, haverá o acréscimo na oferta mensal de 5.540 exames, entre ultrassonografias, endoscopias e colonoscopias, passando dos atuais 11.743 mil ofertados por mês nestas três modalidades para 17.283 mil, um aumento de 47%.

Maior oferta

A ampliação do acesso às especialidades será possível em consequência de diversas ações da Prefeitura, como a adesão do município ao Programa Mais Acesso a Especialistas do Ministério da Saúde; credenciamento de novos prestadores de serviço; ampliação de oferta entre os prestadores contratados; e a inauguração do Centro Curitibano de Atenção Especializada realizada em 2024, administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas).

Outra atividade que está sendo intensificada em Curitiba com o programa Especialidades em Ação é a telerregulação das filas de especialidades. Com a ferramenta interna, o médico da atenção primária (posto de saúde) compartilha a situação clínica do paciente com o médico especialista telerregulador, que faz uma análise no prontuário eletrônico e orienta plano de cuidado a ser realizado na mesma unidade de saúde ou encaminha para atendimento em ambulatório de especialidade.

Com isso, os encaminhamentos para as especialidades são mais qualificados: o paciente é agendado corretamente para o serviço de acordo com seu quadro clínico e pode ser priorizado se houver indicação clínica.

O presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa), Charles London, elogiou a iniciativa da Prefeitura.

“Como sempre, Curitiba sai na frente, pioneira e inovadora. É a primeira cidade que consegue pactuar e começar a oferecer essa nova forma de oferta de serviços especializados. Podem contar com os filantrópicos nessa tarefa. Quem ganha com isso é o cidadão curitibano, que consegue sempre ter uma saúde com mais qualidade e mais segurança”, declarou London.

Espera segura

“Já trabalhamos com a espera segura com nossos usuários, estabelecendo um plano de cuidados individual, priorizando a realização de exames e consultas especializadas de acordo com a gravidade do quadro de saúde daquela pessoa”, explica a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

Segunda a secretária, a novidade do programa é estabelecer o cuidado integrado ao paciente, oferecendo a especialidade em circuito de atendimentos. Ou seja, todo o ciclo entre consulta, exames e retorno ao especialista será concentrado em um mesmo local, facilitando a vida de quem busca tratamento.

O encaminhamento para consultas e exames especializados são a continuidade de atendimentos realizados nos diversos níveis de atenção à saúde da capital. Para a maioria das especialidades não há espera, que ocorre para aquelas que são mais demandadas em razão da prevalência de doenças e agravos ou pela insuficiência de profissionais ou serviços especializados.

O processo

O aviso de agendamento de consultas e exames é enviado ao usuário pelo aplicativo Saúde Já Curitiba, que pode confirmar a data e horário ou cancelar a agenda, caso não possa comparecer.

O cancelamento pode ser feito por duas vezes e aguardar nova agenda pelo app. Se o usuário cancelar a 3ª proposta de data e horário, ele sai da lista de espera, assim como quando falta ao compromisso agendado. Nesses casos, ele deve voltar à Unidade de Saúde para reiniciar o processo de solicitação. Essa metodologia tem o objetivo de fluir a oferta de agendamentos sem prejudicar os que aguardam pelas consultas e exames especializados.

A SMS registra uma alta taxa de absenteísmo, que chega a quase 40%. “Esse é um desafio enfrentado pelo gestor público, pois afeta o cumprimento da pactuação do quantitativo de consultas estabelecidas em contrato do prestador e inviabiliza o acesso de mais usuários que se encontram em fila de espera”, declara Tatiane. “As pessoas que confirmam a data precisam comparecer ou desmarcar o compromisso, dando a vez a outra pessoa que aguarda pelo serviço”, conclui.

Curitiba cumpre com a determinação da Lei Estadual Nº 21.242, de 23 de setembro de 2022, de dar publicidade e transparência ao acesso aos serviços especializados, incluindo a informação individual do cidadão no seu aplicativo Saúde Já Curitiba. Além de ter acesso à sua posição na lista de espera por procedimentos especializados, o usuário recebe pelo app o alerta de buscar atendimento em sua unidade de saúde em caso de piora dos sintomas.

Presenças

Participaram do lançamento do programa Especialidades em Ação o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o secretário da Comunicação Social, Marc Sousa; a deputada estadual Márcia Huçulak; os vereadores Tico Kuzma, Pier Petruzziello, Meri Martins e Serginho do Posto.

Pela SMS, compareceram a superintendente de Gestão em Saúde, Jane Sescatto; o superintendente Executivo, Juliano Gevaerd; a diretora do Centro de Assistência à Saúde, Viviane Gubert; o supervisor do distrito sanitário do Pinheirinho, Cleverson Fragoso; o diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Sezifredo Paz; além de servidores, autoridades sanitárias e funcionários da Feas.

Representando os prestadores de serviços, participaram: a diretora executiva do Hospital São Vicente, Márcia Beatriz Schneider; o diretor executivo administrativo do Hospital Erasto Gaertner, Fernando César de Oliveira; a diretora médica corporativa da Irmandade da Santa Casa de Curitiba, Nívia Pereira de Souza; a diretora do Hospital da Cruz Vermelha, Meri Barti; e representando o Instituto Madalena Sofia, o ex-vereador Sabino Pícolo.

Quarto Poder Parana
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.