publicidade

Prefeitura de Curitiba terá sistema para facilitar o trabalho de manutenção urbana

O prefeito Eduardo Pimentel conheceu na manhã desta quinta-feira (10/4) o Sigmu Cidade. O sistema, criado pelo Instituto Cidades Inteligentes (ICI), traz uma solução corporativa eficiente, online, com menos papel, e mais transparência em diversos processos de registro e controle internos da Prefeitura.

Integrado a outros sistemas fundamentais, como o Sistema Único de Protocolo (SUP) e o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac) que está ligado à Central 156, o Sigmu Cidades possui até o momento dois módulos de trabalho. O de fiscalização, que foi entregue em 2024 e está sendo utilizado pela Secretaria do Urbanismo, e o de execução, entregue nesta quinta com o objetivo de centralizar, organizar e acompanhar de forma online todas as etapas das manutenções urbanas feitas em Curitiba, como fresa, recape, capa asfáltica, entre outros.

Dentre os principais benefícios para o departamento de manutenção urbana, que passa a utilizar o sistema a partir de agora, estão a gestão digital de obras, a extinção do processo manual e dos formulários em papel, a agilidade no trabalho operacional e o controle facilitado de todas as etapas de cada intervenção. Todos os agentes da Prefeitura, servidores e terceirizados poderão utilizar o sistema, desde o prestador de serviços que está fazendo o trabalho na rua, até o fiscal e o gestor.

“Essa é uma gestão a favor do povo. Sabemos da importância da manutenção da cidade, dos distritos como a ponte da população com a Prefeitura. Sendo assim, esse trabalho de utilizar a tecnologia para agilizar as demandas de manutenção urbana é um ponto muito importante. Nós queremos fazer mais e avançar mais”, disse o prefeito Eduardo Pimentel no evento, que integra também a lista de entregas dos 100 primeiros dias de governo.

A apresentação contou com a participação do secretário do Governo Municipal (SGM), Marcelo Fachinello, do superintendente da Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), Bruno Martin Batista, além de servidores envolvidos no desenvolvimento da nova ferramenta e gestores do ICI. De acordo com Fachinello, o novo módulo da ferramenta foi desenvolvido a partir das necessidades dos servidores dos distritos.

“O ICI entendeu o dia a dia de todos os agentes para criar a melhor solução permitindo que o trabalho seja feito com maior agilidade e consistência”, afirma o secretário.

O diretor presidente do ICI, Alexandre Gedanken, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura de Curitiba e da transformação digital, automatização dos processos e consequente melhoria para o cidadão. “O sistema traz novas funcionalidades, tecnologias e fluxos de trabalho, para facilitar o atendimento das demandas de manutenção urbana do município de Curitiba.”

Trabalho integrado

O Sigmu Cidade foi desenvolvido pelo ICI junto ao trabalho integrado das secretarias do Governo Municipal (SGM) e de Administração e Tecnologia da Informação (Smati).

Para o superintendente de Manutenção Urbana da SGM, José Hidalgo Neto, a inovação trará ganho ao dia a dia dos servidores e para a população. “Ter todo o sistema online irá agilizar muito a nossa demanda e trará maior controle sobre cada etapa das intervenções. Assim, o resultado final também será sentido pela população”, diz.

A ideia é que ainda haja a ampliação das funcionalidades e novos módulos para servidores que atuam em outras secretarias, tais como Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Nutricional, Defesa Social e Trânsito.

Quarto Poder Parana
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.