publicidade

Hotéis quase 100% ocupados: Smart City, festival, show e eventos movimentam Curitiba

Show da cantora americana Olívia Rodrigo, Smart City e Festival de Curitiba, entre outros eventos, fomentam o turismo, abrangendo restaurantes, atrativos e hotéis. Setor comemora resultados na semana de aniversário da Capital.

Na semana de comemoração dos 332 anos de Curitiba a cidade está movimentada por shows, eventos culturais, programações turísticas e convenções. O impacto dos eventos na semana de aniversário da Capital – celebrado no dia 29 – já pode ser observado em diversos setores, como é o caso do turismo, que abrange restaurantes, atrativos e hotéis. Dados do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA) apontam que a rede hoteleira registra praticamente 100% de ocupação.

Nesta quarta-feira (26), a cantora Olívia Rodrigo faz show no Estádio Couto Pereira, atraindo milhares de fãs. O Festival de Curitiba começou no dia 24 e deve movimentar mais de 200 mil pessoas na cidade até abril. Já a Smart City Expo Curitiba teve início no dia 25, na Ligga Arena, e segue até esta quinta, atraindo cerca de 20 mil visitantes.

Nesta quinta e sexta (27 e 28), a Expo Turismo Paraná deve impactar 5,3 mil pessoas no Viasoft Experience. Já a Convenção da Schultz Operadora atrai 400 agentes de viagens, de 28 de março a 1º de abril. Com exceção do show da cantora internacional, os demais eventos têm apoio do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná.

“O Estado entende a importância de atrair e apoiar programações variadas, porque essa é uma forma de colocar o Paraná nos holofotes nacionais do turismo e dos grandes eventos. O setor celebra esse fluxo, porque os turistas ajudam a gerar empregos, movimentam renda e aquecem a iniciativa privada, quem de fato conduz o turismo”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

NA PRÁTICA – Os dados de ocupação se confirmam na prática: nas redes sociais não é difícil encontrar pessoas falando que está difícil achar leitos em hotéis da cidade, explica Karla Sottomaior, vice-presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA).

“Estamos com uma ocupação quase máxima da hotelaria de Curitiba e Região Metropolitana, graças aos eventos que a cidade recebe. Para o nosso setor, esse movimento é fantástico, porque ajuda os pequenos, médios e grandes empreendedores. Eu vejo na prática, porque trabalho no ramo e recebi nessa semana uma família do Peru em busca de reserva para acompanhar o show da Olívia Rodrigo, mas o hotel já estava lotado”, acrescentou.

Uma breve pesquisa em aplicativos como Airbnb, Booking e outros também mostra que não está fácil reservar um quarto em Curitiba esta semana. Paulo Brazil Mazzeo Neto, do grupo Bristol Hoteis, confirma. “Estamos com nossos hotéis 100% ocupados. O grande motivo são os eventos na cidade, sobretudo os que o Estado apoia, divulgando o destino Paraná”, falou.

Apenas para o show da cantora Olívia Rodrigo, a expectativa é que mais de 40 mil pessoas movimentem a cidade. Graças à fama internacional e exclusividade da apresentação em Curitiba, fãs da artista já lotam o entorno do Couto Pereira – alguns fazem fila desde sexta-feira (21) –, o que é benéfico à economia paranaense.

Gustavo Henrique Cavalcanti viajou quase 1,3 mil quilômetros com a família especialmente para o show da cantora. De Brasília (DF), ele conta que não visita Curitiba há sete anos. “É a primeira vez que vou vê-la cantar presencialmente. Chegamos ontem, então deu tempo de turistar, conhecer restaurantes e algumas coisas aqui perto”, disse. A irmã, Gabriela Andrade Cavalcanti, confirma. “A cidade está movimentada, o hotel está bem cheio”, completou.

CULTURA E TURISMO – O 33º Festival de Curitiba conta com apoio inédito do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado que entende a relevância do evento como um fator turístico.

“A cidade inteira está em ocupação máxima, porque Curitiba tem virado esse grande polo turístico, graças às suas belezas, seus atrativos e serviços, onde também está o entretenimento e a cultura”, afirmou Leandro Knopfholz, organizador do Festival.

Para a edição deste ano, são esperadas mais de 200 mil pessoas, que vão acompanhar a programação ou, ainda, trabalhar nos 350 eventos que ocupam 70 espaços culturais de Curitiba e da Região Metropolitana.

Denis Kageyama é técnico de multimídia e chegou à Capital para trabalhar na peça “Ao Vivo”, que acontece no Teatro da Reitoria. “Vim de São Paulo para atuar no espetáculo e fico até o dia 28. O meu hotel está cheio, na hora do café da manhã fica um pouco mais disputado, mas é legal ver que o festival movimenta a cidade, um grande impacto socioeconômico”, relatou o profissional.

SETOR – Sindicatos e associações que trabalham com serviços ligados ao turismo celebram o movimento que os eventos trazem para a Capital, impactando todo o Estado.

“É positivo, porque o Smart City, Expo Turismo, Festival de Curitiba e os demais eventos aumentam em 20% a clientela nos restaurantes. Hoje estava almoçando e a cozinheira do local disse que o fluxo estava forte”, explicou Luciano Bartolomeu, diretor-geral da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel PR).

Fábio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) disse que o fluxo no setor está ótimo. “Os turistas gostam e buscam os bares, aumentando em 30% o faturamento em horário de happy hour. Isso é bom, porque impacta o financeiro e atrai novos clientes. Quando o atendimento é bem prestado, o turista recomenda o local”, destacou.

Quarto Poder Parana
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.