publicidade

Estudantes poderão renegociar dívidas do Fies, anuncia Ministro da Educação

De acordo com anúncio feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta terça-feira (7) as negociações de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão início. O programa “Desenrola da Educação” irá facilitar as negociações de 1,2 milhões de contratos inadimplentes, interessados deverão procurar as agências da Caixa Econômica Federal, ou por meio do telefone.

O abatimento da dívida pode chegar a 100%, contando inclusive com juros e multas. “Significa R$ 54 bilhões de dívidas desses brasileiros e brasileiras que muitas vezes estão com o nome comprometido, com o nome sujo, e que vão ter oportunidade de renegociar suas dívidas”, completa o chefe da pasta.

“O que nós queremos deixar seguro para todas essas pessoas é que está garantido pelo governo federal, pelo presidente Lula, pela Lei aprovada pelo Congresso Nacional, o direito de limpar o nome. Recebi depoimentos de pessoas sem perspectiva, deviam e não conseguiam emprego”, disse Camilo Santana.

Camilo Santana esteve na manhã desta segunda-feira (6) em uma reunião com o presidente Lula (PT) no Palácio do Planalto acompanhado dos presidentes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, do novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, e de representantes do Banco do Brasil para tratar do assunto.

Desenrola Estudantil

O refinanciamento de dívidas do programa estudantil foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última semana e os estudantes que estão com os débitos vencidos há mais de 90 dias, a contar em 30 de junho de 2023, serão beneficiados com o desconto da totalidade dos encargos de até 12% do valor principal no caso de pagamento à vista e parcelamento em até 150 vezes, com redução de 100% do valor da dívida.