Furacão é equilibrado na defesa, mata o jogo em pênalti convertido por Terans e aumenta confiança no início de trabalho do técnico Fabio Carille
O Athletico teve uma atuação segura, foi bem da defesa ao ataque e conseguiu vencer com méritos o Flamengo, por 1 a 0, na Arena da Baixada, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Terans, de pênalti, fez o gol do jogo, ainda no primeiro tempo.
Mesmo com pouco tempo de trabalho (quarto jogo em 10 dias), o técnico Fabio Carille vai dando uma cara mais competitiva para o Athletico, algo que não tinha acontecido nesta temporada. Isso passa por uma bom trabalho de marcação e uma saída de bola eficiente – pontos que funcionaram diante do time carioca.
Em campo, o Furacão equilibrou bem a marcação, travou boa parte das tentativas do Flamengo e sofreu poucos sustos, mesmo no fim do jogo, quando o time carioca pressionou. Além disso, o Athletico conseguiu se organizar nas descidas ao ataque, com Canobbio pela direita, Vitinho pela esquerda e Terans por dentro.
O principal ponto foi o papel tático de alguns jogadores. Pablo Siles saiu lesionado, aos 18 minutos do primeiro tempo, e Christian foi o substituto. A alteração fez o Athletico organizar a marcação, que enfrentava alguma dificuldade até ali, principalmente com Arrascaeta. A dupla de zaga, com Matheus Felipe e Pedro Henrique, parou o ataque carioca.
Pelo lado direito, Canobbio deu velocidade na saída para os contra-ataques, mas teve papel importante também na defesa, voltando por várias vezes para ajudar Orejuela. Quando o lateral-direito saiu, já no fim do jogo, o atacante uruguaio ficou quase como um ala, cobrindo o setor com Lucas Halter.
Pelo lado esquerdo do ataque, Vitinho teve mais espaço no primeiro tempo. Foi por ali que Marcelo Cirino sofreu o pênalti, em disputa na área com Isla. Terans mandou no canto e fez o gol do jogo.
Mesmo ficando menos com a bola, principalmente no segundo tempo (45% de posse para o Athletico), os números ofensivos foram bastante equilibrados. Foram 10 finalizações do Furacão, contra 11 do Flamengo.
Bento até trabalhou mais, com cinco defesas para o Athletico, trabalhando bem nas tentativas do Flamengo. Já Hugo fez apenas uma defesa, só que contou com o travessão em uma bomba de Terans e também com a sorte, em um chute do uruguaio que passou muito perto.
Detalhes que fizeram a diferença para a vitória do Athletico. Resultado que quebra o jejum do Athletico no Brasileirão e aumenta a confiança no início de trabalho de Fábio Carille. Já são três vitórias em quatro jogos com o treinador.
O Athletico fica em 16º na tabela do Brasileirão, fora da zona de rebaixamento, com três pontos – ele ainda pode ser ultrapassado no complemento da rodada.
O Furacão entra em campo já na terça-feira, agora pela Libertadores. O desafio será contra o Libertad, às 19h15, no Defensores Del Chaco, em Assunção, no Paraguai, pela terceira rodada do grupo 2.