publicidade

ICS inaugura Espaço Cultural no Centro de Saúde

Depois de aproximadamente 120 dias de obras, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) inaugurou esta semana a “joia da coroa” do projeto de revitalização do seu Centro de Saúde, no Rebouças: o Espaço Cultural ICS, construído onde funcionava a antiga Central de Atendimento ao Beneficiário – que foi transferida para o térreo.

O ambiente projetado pela arquiteta Ana Balbinot inclui uma galeria para exposições periódicas – inaugurada pela mostra Curitiba em Tela: Uma Visão Fotográfica, do fotógrafo curitibano Ricardo Marajó – e atrações fixas como a Linha do Tempo do ICS, a Galeria dos Presidentes, o Memorial da Covid-19 (em homenagem aos beneficiários que faleceram na pandemia) e um minimuseu com objetos históricos – como um antigo cofre recebido de presente pelo prefeito Rafael Greca quando foi diretor da Casa da Memória, em 1980, totalmente restaurado –, instrumentos médicos antigos e até uma Cápsula do Tempo, a ser aberta no aniversário de 40 anos do instituto, em 8 de julho de 2039.

“Este espaço é muito mais do que um ambiente dedicado à arte e à cultura. Ele é um símbolo, no microcosmo do nosso Instituto Curitiba de Saúde, da ousadia e da criatividade que são as marcas registradas do prefeito Rafael Greca, e que estão ainda mais presentes neste terceiro mandato à frente da Prefeitura de Curitiba”, declarou o presidente do ICS, Tiago Waterkemper.

“É com imensa alegria que declaramos aberto esse lindo espaço, que conta a história deste Instituto que cuida da saúde de todos os servidores municipais. Além de contarmos a história deste Instituto tão importante, o espaço também homenageia aqueles servidores que perderam a vida na pandemia da covid-19”, disse o prefeito Rafael Greca.

A solenidade marcou ainda a reabertura para o público do acesso pela Avenida Marechal Floriano Peixoto, que havia sido fechado em virtude da pandemia e – a exemplo da entrada pela Rua Santo Antônio – passou por uma reforma completa.