publicidade

Cambé é a 51ª melhor cidade do Brasil para envelhecer

Mais paz, conforto e comodidade para viver a melhor idade. De acordo com o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), do Instituto de Longevidade MAG, Cambé foi ranqueada como a 51ª melhor cidade brasileira para envelhecer. O município se destaca como o 3º do Paraná na lista, atrás de Curitiba (12ª no ranking nacional), quase empatando com Maringá (49º) e ficando à frente de Londrina (54º). Além disso, entre 60 e 75 anos a cidade é a 48ª melhor para viver, e acima de 75 anos a cidade sobe para a 38ª colocação.

“Temos que cuidar dos nossos idosos, das pessoas que ajudaram a construir a nossa cidade. Nós oferecemos a eles atividades saúde e bem-estar, atividades físicas e culturais, além do incentivo à empregabilidade e toda uma rede de apoio”, destacou o prefeito Conrado Scheller.

O índice é um instrumento que mede o grau de preparação dos municípios brasileiros para a crescente longevidade das comunidades, ou como acolhem a população idosa, que segue crescendo no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano passado, a população idosa no Brasil passou de 11,3% para 14,7% em 10 anos, com 31 milhões de idosos. Já no Paraná, o aumento foi de 2,9% no mesmo período, com 1,8 milhão de habitantes acima de 60 anos. A estimativa do Ministério da Saúde é de que em 2030, a faixa etária acima de 60 anos ultrapasse crianças e jovens de 0 a 14 anos, e o país tenha a 5ª população mais idosa do mundo.

Através do levantamento são reveladas as condições das 876 principais cidades brasileiras, visando medir a capacidade de atendimento às necessidades básicas de vida. Para isso, são analisados atributos como indicadores gerais, bem-estar da população, educação e trabalho, cultura e engajamento, habitação, saúde e finanças.

  • Informações: Prefeitura de Cambé.