A construção de um novo Contorno Sul em Curitiba, ligando Fazenda Rio Grande (BR-116), Araucária (Rodovia do Xisto) e Balsa Nova, foi destaque da apresentação realizada pelo governador Ratinho Junior aos empresários que compõem a Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic), nesta segunda-feira (26).
Com previsão orçamentária aproximada de R$ 400 milhões, esse será um dos principais projetos de infraestrutura já realizados na Região Metropolitana. Para a realização da obra, o Estado vai fazer empréstimo de até R$ 1,5 bilhão, já aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
A operação de crédito também visa financiar a implantação do Complexo Viário Curitiba Pinhais (que engloba as avenidas Afonso Camargo, Maurício Fruet, Ayrton Senna e Iraí); para o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMC, restauração de 10 pontes metropolitanas, além de outros projetos espalhados pelo Paraná.
O Governo do Estado já contratou o projeto executivo para a implementação do novo trecho do Contorno Sul, que possui cerca de 9,5 km de extensão e irá funcionar como um segundo contorno na região sul de Curitiba, desviando cerca de 25% do tráfego do atual. O investimento total será de R$ 400 milhões.
“Essa é mais uma obra muito aguardada pela população da Região Metropolitana de Curitiba e que vamos tirar do papel, assim como já fizemos como a Rodovia dos Minérios, o Contorno de Cascavel, o Trevo Cataratas, a Estrada da Boiadeira e tantas outras”, disse o governador.
Um trecho de 10,7 quilômetros, entre as intercessões com a BR-376 (Rodovia do Café) e a BR-116, também vai ganhar um novo sistema de iluminação, todo em LED, além de dispositivos de segurança. A implantação dos serviços foi autorizada pelo governador Ratinho Junior em maio deste ano. O investimento do Governo do Estado é de R$ 21,6 milhões.
“Com o passar dos anos, o volume de carros e caminhões que transitam pela região foi aumentando, então o Contorno precisa ser modernizado. Vamos transformá-lo em uma grande avenida, melhorando o trânsito e a segurança das pessoas que nela vivem. Vamos criar iluminação nas marginais”, complementou.
A ação inclui a nova iluminação das pistas principais, vias marginais, interseções, ramos de acesso e dispositivos de transposição em desnível, como viadutos, trincheiras e passarelas. Serão instalados ainda os dispositivos de segurança rodoviária, incluindo barreiras de concreto, necessários para garantia de segurança dos usuários da rodovia.
NOVAS CONEXÕES
O governador destacou que o Estado busca também alternativas para ampliar a capacidade do Contorno Sul – cerca de 60 mil veículos usam o trecho diariamente, sendo que aproximadamente 30% são ônibus e caminhões. Entre as ações projetadas, estão a construção de corredores ligando Mandirituba a São José dos Pinhais e Araucária à Fazenda Rio Grande.
“São projetos que vão contribuir para diminuir o número de carros no Contorno Sul, levando mais segurança e melhorando o trânsito de toda essa região. Estamos pensando lá na frente, preparando o Paraná do futuro, com todos esses investimentos em mobilidade em Curitiba e na Região Metropolitana”, declarou Ratinho Junior.
Atendendo uma demanda histórica da população, o Estado já contratou o projeto para implementar a pavimentação da estrada entre São José dos Pinhais e Mandirituba. O trecho parte do trevo da Volkswagen-Audi, na BR-376, em São José dos Pinhais, até a Rua Gilberto Palu, em Mandirituba, na ligação com a BR-116.
Possui cerca de 26 km de extensão e passa pela Colônia Marcelino, local de grande potencial para o turismo rural e religioso, e também cria uma via alternativa de ligação com a BR-376 e o litoral para os municípios de Mandirituba, Quintandinha, Agudos do Sul, Piên, Campo do Tenente e Rio Negro.
INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA
O governador Ratinho Junior citou algumas obras importantes que estão em andamento no Paraná. Segundo ele, no Litoral, a Engorda de Matinhos já está com 45% da obra na areia executada e nesta semana será aberto o edital da obra da Ponte de Guaratuba.
“Também fizemos a segunda ponte de Foz do Iguaçu, a duplicação entre na PR-323, de Maringá sentido Umuarama e a duplicação da PR-445 em Londrina”, disse Ratinho Junior.
O Estado trabalha, ainda, na duplicação da PR-445 (em andamento entre Londrina e Mauá da Serra e que vai facilitar a ligação com Curitiba), rodovias em concreto no Sudoeste (PR-280), Oeste (Contorno de Cascavel) e Região Metropolitana de Curitiba (Rodovia dos Minérios), o novo Moegão do Porto de Paranaguá e a Nova Ferroeste.