publicidade

Não abertura de turma compromete o futuro de ensino técnico em escola de Francisco Beltrão

Deputada Luciana solicita ao Governo que autorize abertura de turma de Técnico em Enfermagem em instituição que oferta o curso há mais de 10 anos.

Deputada Luciana solicita ao Governo que autorize abertura de turma de Técnico em Enfermagem em instituição que oferta o curso há mais de 10 anos.
Deputada Luciana solicita ao Governo que autorize abertura de turma de Técnico em Enfermagem em instituição que oferta o curso há mais de 10 anos.Créditos:Lucas Slongo/Assessoria Colégio Glória.

 

O Colégio Estadual Reinaldo Sass, de Francisco Beltrão, oferece, há mais de 10 anos, o curso de Técnico em Enfermagem. Dispõe de um quadro de professores especializados para isso, instalações apropriadas e adequadas às aulas e uma lista de espera de mais de 100 pessoas interessadas em ingressar na profissão, que, por sua vez, é essencial para o cuidado da comunidade e a pandemia só reforçou tal compreensão. Mas, desde a metade do ano passado, o Governo do Estado não autoriza a Secretaria da Educação e do Esporte (SEED) a abrir inscrições para novas turmas do curso e essa postura está tirando o sono, o sossego das pessoas e causando muita insegurança na categoria.

Em requerimento protocolado nesta terça-feira (15), endereçado ao secretário Renato Féder e ao governador Ratinho Júnior (PSD), a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) solicita ao governo a autorização para abertura de nova turma do curso no Colégio. “É preciso, sem falta, que se abram inscrições para que uma nova turma possa iniciar, para não comprometer o futuro do curso e a vida dos professores especializados”, diz a deputada. “Não faltam professores, muito pelo contrário, eles podem ter de buscar preencher sua grade com outras disciplinas pela falta de oferta do curso em uma escola preparada para ministrar essas aulas. Uma situação absurda e incoerente, que traz um sofrimento desnecessário”, critica Luciana.

O curso nível pós-médio do Reinaldo Sass já formou mais de 20 turmas de técnicos em Enfermagem no município. “Esses estudantes fazem estágio nos hospitais e unidades de saúde da região, são essenciais para a garantia da qualidade de vida do nosso povo e também para o desenvolvimento regional e a economia dos municípios, porque agregam um conhecimento que favorece a imediata inserção no mercado de trabalho”, argumenta Luciana. “Falta ao governo uma visão mais ampla, de planejamento do estado com foco no povo, em oportunidades, acesso e inclusão”, completa.

No requerimento ao governo, a deputada Luciana destaca: “Tendo em vista a importância do curso, a existência de profissionais preparados no Colégio, a existência de espaço físico necessário e a demanda popular para a continuidade do mesmo, solicitamos que seja reaberto o Curso Técnico em Enfermagem no Colégio Reinaldo Sass, com a oferta de novas vagas”.