Uma pesquisa do Procon-PR realizada entre os dias 26 e 28 de janeiro com mais de mil consumidores mediu a forma de consumo de telefonia celular no Paraná. De acordo com o órgão, 55,6% utilizam as opções “controle” e “pré-pago”, nas quais o consumidor só paga quando utiliza, e 43,5% utilizam os serviços de telefonia na modalidade “pós-pago”, aquela em que o consumidor recebe faturas mensalmente
A pesquisa apontou ainda que 456 consumidores (entre mais de mil) consideram as informações sobre seu plano (disponíveis nos aplicativos das operadoras) inacessíveis ou pouco claras. Além disso, 24,2% nunca consultaram as informações nos aplicativos.
De acordo com o estudo, 822 entrevistados afirmaram que já tiveram problemas com sua operadora, sendo que pouco mais da metade informou que as reclamações foram solucionadas de forma espontânea. O levantamento aponta que 348 clientes tiveram que buscar auxílio por meio de canais de denúncia (Procons, consumidor.gov.br e Juizados Especiais, por exemplo) para ter seu problema resolvido.
De acordo com o secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho, a pesquisa aponta uma realidade preocupante. “A informação é um direito básico do consumidor e precisamos lutar por ela”, disse.
“As empresas precisam melhorar a oferta, mas a gente também precisa ler, se informar, e a gente não lê”, completou Claudia Silvano, diretora do Procon-PR.
Diante desse quadro, o órgão vai expedir uma recomendação para as empresas que atuam no Paraná para buscar formas de melhorar a comunicação com os clientes, visando o cumprimento fiel dos contratos assinados.