Mesmo com o clima um pouco menos convidativo para curtir as praias , muitos veranistas de Guaratuba puderam participar das atividades que o Esporte oferece durante o Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022 em um local coberto, no Ginásio José Richa. Dentre as atrações, como o Campeonato Paranaense Escolar de Basquete 3×3 e a Caravana Cultural, a tarde deste sábado (29) foi marcada pelo desfile Garotinho e Garotinha de Guaratuba, que elegeu a dupla de crianças mais elegantes e cativantes.
Esbanjando carisma, as crianças deram um show de diversidade de looks de verão. As mães foram criativas e inovaram nos acessórios. Brincos e até uma prancha foram escolhidos pelas candidatas para o desfile. Elas tinham entre 5 e 12 anos. Já os meninos, de 9 a 12 anos, demonstraram charme e contaram com o apoio da torcida pra conquistar os pontos dos jurados.
A definição na categoria feminina foi mais acirrada, pois com o empate de pontos entre as modelos Emanuelle, de Manoel Ribas, e Rafaela, de Campo Mourão, foi necessário um desfile a mais para os jurados poderem marcarem a colocação final.
O Diretor de Inovação da Superintendência do Esporte, Tiago Campos, explicou que o mau tempo fez as equipes correrem para reprogramar as atividades, que seriam nas areias, em um local coberto, e o Ginásio José Richa foi o selecionado para receber os torneios e os desfiles das crianças. “Apesar da chuva muitas famílias vieram confraternizar conosco para curtir um dia diferente e animado”, destacou.
Acrobacias, fogo e palhaçadas da Caravana Cultural encantam veranistas no Litoral
ELEGANTE – Guilherme Santos de Souza, de 12 anos, foi escolhido pelos jurados como o menino mais elegante do desfile, e sua avó, Rozabia Santos de Souza, de Guaratuba, expressou grande felicidade em poder aproveitar esse momento ao lado do neto. “Essa iniciativa foi muito positiva para nós, em poder mudar um pouco a rotina, e também para o desenvolvimento da personalidade do meu neto, que ficou em primeiro lugar, e o de minha sobrinha, que também conseguiu a terceira colocação na competição das meninas”, conta a avó.
O neto disse que não esperava a primeira colocação. “Minha avó escolheu minhas roupas e deu tudo certo. Ganhei e estou bem feliz”, contou Guilherme. Já Rafaela, de 6 anos, foi eleita a Garotinha de Guaratuba deste verão, e já deixa evidente sua felicidade em desfilar. “Amei, amei e amei vir aqui. Estava confiante e consegui o primeiro lugar”, declara, sorridente.
Seu pai, João Costa Santos, conta que veio com a família de Campo Mourão para curtir a temporada em Guaratuba. “Viemos para cá com a intenção de curtir tudo que a praia tem a nos oferecer. Fizemos a inscrição da nossa filha para o desfile na quinta-feira, sem grandes expectativas e, hoje, mesmo com o tempo mais fechado, tudo deu certo e foi maravilhoso”, conta o pai. “E para nós, ela conseguir essa colocação só nos traz mais orgulho, pois ela é uma menina muito inteligente e carismática”, finaliza a mãe, Marcela Nogueira.
ALTERNATIVA – A Superintendência do Esporte, em contato com a Prefeitura Municipal de Guaratuba, organizou sua estrutura e equipe para mover as atividades do Verão Paraná para um local coberto e confortável, em razão das chuvas. Também foi levado ao ginásio o Campeonato Paranaense Escolar de Basquete 3×3, viabilizado pela Federação do Desporto Escolar do Paraná e pela Federação Paranaense de Basketball, junto à superintendência. No final da tarde, a equipe itinerante da Caravana Cultural também esteve presente no ginásio.
O coordenador de posto do Esporte em Guaratuba, Odair Arcanjo dos Santos, conta que a adesão do público em participar das atividades do verão foi surpreendente. “O ginásio está movimentado o dia todo. Muito se deve ao campeonato que está rolando desde cedo, além, é claro, das atividades esportivas e culturais que adaptamos a este local coberto para que o veranista possa se divertir sem pegar chuva”, conta.
Representando a prefeitura de Guaratuba Alexandre Polati, da Secretaria de Esportes, agradeceu o apoio do Governo do Estado ao promover as atividades no Verão. “Essa parceria do Estado cada vez mais tem feito o esporte ser mais acessível a todos. Essa primeira edição foi muito especial e, claramente, as crianças estavam muito ansiosas para participar do concurso”, afirmou.
JURADOS – A mesa dos jurados foi composta pelo Diretor de Inovação da Superintendência dos Esportes, Tiago Campos, do Secretário Municipal dos Esportes, Alexandre Polati, Maria do Rocio de Cardoso, representando a Secretaria Municipal da Cultura, e a Chefe de divisão de Educação para o Trânsito do Detran, Dayana Cavalli.