A divulgação científica é um conjunto de ações que se propõe a espalhar os conhecimentos produzidos pela ciência, utilizando diferentes estratégias. A ideia é abordar temas de ciência, tecnologia e inovação, unindo em um só objetivo jornalistas, cientistas e educadores.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) colocou no ar nesta quinta-feira (27) novos conteúdos da plataforma Conexão Ciência – C², voltada para a promoção e divulgação científica. O C² é conduzido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC). Tornou-se realidade a partir de uma parceria da PEC com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
“O projeto foca em responder às demandas da comunidade sobre assuntos importantes e curiosos acerca da ciência. Coisas simples como ‘por que não está chovendo em um determinado período e chove muito em outro?’ são respondidas. Os pesquisadores geram dados que esclarecem essas dúvidas. Com isso, a gente acredita que pode ajudar a ampliar a participação popular, especialmente de crianças e de jovens, no universo da ciência e tecnologia, além de ajudar no processo de formação de novos divulgadores científicos”, esclarece.
A plataforma retorna com novo layout e temas que mobilizam a comunidade. “Ampliamos a apresentação da home. Isso foi feito para dar mais visibilidade ao conteúdo. E estamos caprichando, também, nos nossos podcasts. A equipe do C² aguarda você”, convida a coordenadora do projeto, Ana Paula Machado Velho, que é jornalista.
No site, é possível acessar conteúdos sobre saúde, meio ambiente, história, ciências exatas, sociedade e arte. Também há 21 podcasts e uma newsletter.