publicidade

Gui Khury voa em manobras impossíveis e é tricampeão da Rampa do Gui

Gui Khury voou para conquistar o tricampeonato da Rampa do Gui na manhã deste domingo (29), no quintal da casa de sua avó em Campo Largo, no Paraná. O skatista de 15 anos usou cada pedacinho da maior mega rampa da América Latina para impressionar o público presente e todos os que assistiram ao vivo no Esporte Espetacular, na Globo. Já na primeira das quatro descidas, deu um 720º perfeito no vão e pegou velocidade na segunda parte da rampa para encerrar a volta com um 900º impecável, recebendo 88.33 de nota e garantindo o tricampeonato.

Com 10 metros de altura e 67 metros de comprimento, além de um vão de quase sete metros, a Rampa do Gui testemunhou manobras incríveis, que parecem impossíveis, protagonizadas pelo dono da casa e por atletas como Rony Gomes e Luigi Cini, o segundo e terceiro colocados, e Edgard Vovô, técnico da seleção que ficou em quarto. De quebra, viu surgir uma nova estrela: Luiza Humi, de apenas 11 anos, conseguiu não só saltar o vão de 7 metros, mas completar a manobra de pé sobre o skate, em uma descida de apresentação, já que a menina não estava competindo.

– Eu queria primeiro agradecer a Deus por tudo isso que está acontecendo. E agradecer ao meu pai também, que fez essa mega rampa. Sem ele, nada disso seria possível. E é isso galera, obrigado por ter vindo e estamos juntos, no próximo ano tem mais – disse Gui, antes de sair para a celebração com os amigos e companheiros de esporte: – Comemorar agora, né?

Com 10m de altura e 67m de comprimento, além de um vão de sete metros, a rampa conta com três momentos: o drop, a grande descida onde o skatista pega velocidade, o vão, onde o atleta faz uma manobra para voar sobre ele, e o quarterpipe, meia rampa vertical onde o skatista faz sua manobra final. Depois de realizar o 720º no vão e o 900º no quarterpipe, Gui anda tentou, nas três descidas seguintes, fazer o 900º com um flip, mas não conseguiu completar o movimento. Campeão mundial de skate vertical, Gui é o único a já ter conseguido realizar essa manobra antes, além de ter sido o primeiro a fazer um 1080º. Ele é ainda dono de 11 medalhas nos X-Games, cinco delas de ouro.

Durante a competição deste ano, ele viu a pressão aumentar, com quatro notas acima de 85. Rony Gomes, por exemplo, chegou muito perto de seu 88.33, com um 87.10 na segunda descida. Luigi Cini, que esteve nas Olimpíadas de Paris 2024 como parte da seleção brasileira de skate park, ficou em terceiro com 86.17, nota conquistada em sua terceira descida. E o técnico da seleção de park, Edgard Vovô, de 42 anos, chegou a 86.10 em sua última descida.

Veja, abaixo, as descidas dos quatro primeiros colocados. Acompanhe ainda a participação do medalhista de bronze em Paris 2024 e campeão mundial de park, Augusto Akio, o Japinha, e da campeã mundial de park e única mulher entre os 11 finalistas da Rampa do Gui, Raicca Ventura.