Equipe da cidade canção conta com profissionais especializados em análises táticas e jogos em geral, captação, observação e avaliação de atletas para os times da base e profissional
Com o passar dos anos a tecnologia vem evoluindo em nossa sociedade e sendo implementada em várias profissões e, no futebol, isso não é diferente. Equipes do Brasil e do mundo estão utilizando a tecnologia para melhorar o desempenho dos times dentro e fora de campo e o Aruko Sports Brasil é um deles.
Na temporada de 2023 a Diretoria da equipe implementou o Departamento de Inteligência e Mercado do Futebol – o Centro de Inteligência ASB, com o intuito de melhorar a capacitação de atletas e o desempenho da equipe profissional no Campeonato Paranaense.
“O Centro de Inteligência ASB busca juntar diversos aspectos físicos, técnicos e táticos tanto das nossas equipes quanto a dos adversários, para ajudar no desempenho e evolução dos nossos times em jogos tanto da base quanto no profissional. Ele (CIASB), foi bastante útil para gente no campeonato paranaense para termos uma melhor noção tanto da nossa equipe quanto dos adversários, com vídeos e intervenções, juntando também com a parte física com os nossos preparadores físicos durante a competição. Nós tivemos um resultado bem legal, e agora temos uma base e estamos aprimorando para a próxima temporada”, comenta Vitor Oliveira, analista e coordenador do departamento.
Após o fim da competição profissional, o trabalho também foi implementado nas categorias de base sub-15 e sub-17 masculina, além de ter auxiliado a equipe feminina durante o Campeonato Paranaense sub-15, trazendo assim mais um profissional para ajudar durante os campeonatos. “Nós temos um programa individual para os atletas das nossas categorias de base em que também implementamos as vertentes táticas, técnicas e físicas mas com um foco maior no desenvolvimento e na formação do atleta com um plano de desenvolvimento para cada um. Por conta disso, nós trouxemos mais um profissional, o Tiago Rosal, que veio por meio da parceria com o Futebol Interativo, que irá flutuar nas duas categorias mas com foco principal na equipe sub-17”, finaliza Oliveira.
O Aruko Sports Brasil está utilizando o CIASB para monitorar e avaliar atletas no Brasil e no mundo para a formação da equipe profissional para a temporada 2024.