Andraus e PSTC estão garantidos na elite do Campeonato Paranaense em 2024. As duas equipes conquistaram o acesso passando por Iguaçu e Patriotas, respectivamente, e vão agora disputa a final da segunda divisão estadual.
Será a primeira vez do Andraus na Primeira Divisão do Paranaense. Já o PSTC volta à elite após ser rebaixado em 2020.
Na final, Andraus e PSTC vão se enfrentar em jogos de ida e volta. A primeira partida está marcada para domingo, dia 16, às 15h30, na casa do PSTC. O Andraus, dono de melhor campanha, decide em casa.
Além de Andraus e PSTC, a Primeira Divisão do Paranaense 2024 terá Athletico, Coritiba, Londrina, Operário-PR, Cascavel, Maringá, São Joseense, Cianorte, Aruko e Azuriz. Lembrando que Rio Branco-PR e Foz do Iguaçu foram rebaixados neste ano.
Patriotas 1 (3 x 4) 2 PSTC
O PSTC pegou o líder da primeira fase. Depois de perder o jogo de ida por 3 a 2 em casa, a equipe de Alvorada do Sul começou o jogo da volta balançando as redes. Nathan fez o gol, de cabeça, aos 17 minutos. Ainda no primeiro tempo, o PSTC ficou com um a menos em razão da expulsão de Gilberto pelo segundo amarelo.
O Patriotas buscou o empate: Lucas Brasil chutou forte, no ângulo, aos 34 minutos, e deixou tudo igual. A equipe, porém, não conseguiu segurar o resultado. Na reta final, a defesa do Patriotas falhou e viu Léo Cruz aproveitar a sobra para levar a decisão aos pênaltis. Nas batidas alternadas, a cobrança de Lucas Sena parou em Pedro Henrique, e Fellipe acertou, colocando o PSTC na primeira divisão.
Andraus 3 x 1 Iguaçu
Depois de vencer o primeiro jogo por 1 a 0 em União da Vitória, o Iguaçu ficou ainda mais perto do acesso quando Ardley abriu o placar para a Pantera do Vale na Vila Capanema, mas o Andraus quis emoção. Motivado pelo marco de 20 anos de história e pela possibilidade de uma classificação inédita, o time da região metropolitana de Curitiba empatou ainda no primeiro tempo e virou depois do intervalo.
O artilheiro Saci fez o gol do empate em um voleio e, no segundo tempo, balançou as redes de novo, virando o jogo. Nos acréscimos, Hiago, de 20 anos, apareceu para confirmar a classificação: 3 a 1.