O Athletico visita o Fluminense neste sábado, às 16h, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marca mais um reencontro do clube paranaense com o técnico Fernando Diniz.
O treinador teve uma passagem irregular pela Arena da Baixada em 2018, mas está em alta pela segunda vez ao rever o Furacão. A primeira em 2020 pelo São Paulo, então líder da Série A e que deixou o título escapar depois, e agora com o Flu campeão carioca e com belo futebol em campo.
O Athletico é outro em destaque com um ciclo copeiro desde a saída do comandante: três títulos internacionais, um título nacional e um vice da Libertadores. Neste ano, foi campeão estadual invicto e tem apenas uma derrota.
De lá para cá, tanto o Athletico quanto o Diniz deram a volta por cima.
Diniz no Athletico
Diniz comandou o Furacão no primeiro semestre de 2018. O clube até conseguiu algumas vitórias marcantes, como 3 a 0 no Newell’s Old Boys (Sul-Americana) e 5 a 1 na Chapecoense (Brasileiro). O presidente Mario Celso Petraglia chegou a falar que o técnico não seria demitido nem se caísse para a Série B.
O Athletico, porém, acumulou tropeços. Com mudanças constantes e várias improvisações, o Furacão de Diniz conseguiu só uma vitória em uma sequência de 14 jogos, e Petraglia decidiu demitir o treinador.
Diniz saiu com o pior aproveitamento entre todos os técnicos do Athletico desde 2008: cinco vitórias, sete empates e nove derrotas em 21 jogos, um rendimento de 34%. O Furacão era o vice-lanterna do Brasileirão.
Petraglia, entretanto, não esconde sua admiração pelo treinador até os dias atuais. Ele já chegou a comparar a sua inteligência e qualidade com Pep Guardiola, técnico do Manchester City.
Bruno Guimarães (Newscastle-ING) e Raphael Veiga (Palmeiras) foram dois desses improvisos de Diniz no Athletico jogando na zaga e lateral/volante, respectivamente. Ambos, contudo, relembram de Diniz com carinho. Guimarães recentemente se declarou ao técnico: “Obrigado por mudar a minha vida”. Já Veiga contou que Diniz o levou até a terapia, algo que segue até os dias atuais.