O Paraná Clube anunciou nesta sexta-feira o técnico para a temporada 2023: Marcos Skavinski, o Marcão. A apresentação oficial do treinador deve acontecer na quarta-feira.
Ex-zagueiro e lateral-esquerdo do Athletico nos anos 2000, profissional de 47 anos esteve no comando do São Joseense nas duas últimas temporadas. Pelo time de São José dos Pinhais, ele conseguiu o acesso à elite do Campeonato Paranaense e a permanência na divisão.
Em junho deste ano, Marcão se apresentou como auxiliar-técnico de Alberto Valentim, no CSA, pela Série B. Dois meses após o anúncio, a comissão foi desligada.
– A expectativa é a melhor possível. Fico lisonjeado pelo interesse do Paraná no meu trabalho. Sei da grandeza do clube. Sou de Curitiba e sei que esse momento não condiz com a história do Paraná. Estou feliz e motivado por fazer parte dessa reestruturação do Paraná. Vou trabalhar muito para alcançar o objetivo principal, que é voltar para a primeira divisão. Não adianta esconder: temos a obrigação de subir e vamos trabalhar muito para que esse objetivo seja alcançado – disse ao ge.
Em 2023, o Tricolor tem apenas uma competição oficial no calendário: a Divisão de Acesso do estadual, que tem início em abril. Marcão aproveitará o tempo livre e estará presente em Santana de Parnaíba na terça-feira para acompanhar a estreia do Paraná na Copa São Paulo de Futebol Júnior diante do Ska Brasil.
– O Marcão aceitou participar do nosso projeto do departamento de futebol para 2023. As nossas ideias com as dele casaram bem e vamos juntos em busca dos objetivos. Em breve estaremos anunciando mais novidades sobre a estrutura do nosso departamento de futebol para o ano que vem – completou o presidente Rubens Ferreira.
Trajetória como jogador e técnico
Marcão foi jogador do Athletico entre 2004 e 2005. Titular absoluto e capitão, teve destaque nas campanhas dos vices do Campeonato Brasileiro, em 2004, e da Libertadores, em 2005, e conquistou o título do Campeonato Paranaense de 2005.
A carreira como técnico teve início na base do Rubro-Negro. Foi auxiliar técnico na base entre 2014 e 2015, e assumiu o comando do sub-17 em 2016. Marcão permaneceu no clube até fevereiro de 2019, à frente da equipe sub-19. Em 2020, ele também comandou o sub-20 da Chapecoense.
A estreia como treinador profissional foi em 2021, no time de São José dos Pinhais. Na ocasião, a equipe, de apenas seis anos, conquistou um feito inédito: o acesso à primeira divisão Estadual.