O Londrina colou ainda mais no Vasco e está firme na briga pelo acesso à Série A do Brasileiro. Com os resultados da 29ª rodada, o Tubarão ficou apenas um ponto atrás do time vascaíno (45 a 44).
No fim de semana, o LEC bateu a Chapecoense, no sábado, enquanto o Vasco perdeu para o Grêmio, no domingo.
A campanha dos dois times até aqui no segundo turno da Série B mostra bem o motivo dessa aproximação do Londrina ao G-4.
O time do técnico Adilson Batista tem o terceiro melhor desempenho do returno, com 18 pontos conquistados – cinco vitórias, três empates e duas derrotas, aproveitamento de 60%. Fica atrás apenas do Ituano e do líder Cruzeiro, que somaram 20 pontos cada.
Do outro lado, o Vasco fez apenas 10 pontos nos últimos 10 jogos e é o 15º na classificação do segundo turno – três vitórias, um empate e seis derrotas.
Com isso, o Londrina quebrou a “gordura” vascaína e pode entrar no G-4 já na próxima rodada. Lembrando que os dois se enfrentam daqui a três rodadas, no dia 29 de setembro, em São Januário.
Hoje, o Tubarão tem 29% de chances de acesso, contra 53% do Vasco, segundo o site infobola, do matemático Tristão Garcia.
A postura defensiva tem papel nesta diferença dos times no segundo turno. O Londrina tem a segunda defesa menos vazada do returno, com sete gols sofridos. O Vasco está do outro lado, com a terceira pior defesa, levando 13 gols.
Outro detalhe é que Londrina e Vasco tiveram desempenhos bem diferentes desde o jogo entre eles no primeiro turno, vencido pelo time vascaíno, por 1 a 0, no Estádio do Café. De lá para cá, as equipes fizeram 16 partidas: o Londrina venceu oito delas e teve quatro derrotas, enquanto o Vasco só ganhou cinco e perdeu oito.
No fim do primeiro turno, o time vascaíno era o vice-líder, e o Londrina era o sétimo colocado, com nove pontos de diferença entre eles.
O técnico Adilson Batista costuma evitar falar diretamente sobre acesso e sempre buscou deixar o Londrina pensando em etapas. O primeiro objetivo está perto de ser alcançado: atingir 45 pontos, número “mágico” para evitar qualquer risco de rebaixamento. Apesar disso, o olhar está, sim, no G-4, valorizando o momento do Tubarão.
– É um time de alma, de doação, de entrega, de dedicação, de comprometimento, de sacrífico, de profissionais – destacou o treinador.
Agenda do Londrina
- Tombense x Londrina: 16/09, sexta, 21h30 – Soares de Azevedo
- Londrina x Ponte Preta: 22/09, quinta, 21h30 – Estádio do Café
- Vasco x Londrina: 29/09, quinta, 21h30 – São Januário
- Guarani x Londrina: 03/10, segunda, 20h – Brinco de Ouro
- Londrina x Grêmio: 08/10, sábado, 16h30 – Olímpico Regional (Cascavel)