publicidade

Athletico identifica torcedores envolvidos em gestos racistas contra o São Paulo; uma é menor

Demafe afirma que menina se apresentará na delegacia com o pai e aguarda imagens para investigação. Athletico envia caso para punição administrativa

Athletico identificou os torcedores que suspostamente fizeram gestos racistas na partida contra o São Paulo, na Arena da Baixada, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Dos envolvidos, uma torcedora é menor de idade. Os nomes não foram divulgados.

O clube divulgou nota no final da tarde desta segunda-feira com a confirmação da filmagem. Em contato com o ge, a Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe) disse que ainda espera as imagens para tomar as medidas criminais. O Furacão afirmou que repassará.

O delegado da Polícia Civil, Luiz Carlos de Oliveira, informou que uma menina menor de 18 anos se apresentará na delegacia junto com o pai. Ela aparece em um vídeo que estaria imitando um macaco.

A Demafe explicou que, caso seja comprovado o ato racista, ela será encaminhada ao Juizado de Menores.

No Boletim de Ocorrência, feito poucos minutos após o fim da partida, é relatado que um torcedor do Athletico fez uma série de ofensas, algumas em tom homofóbico, e que chamou a vítima de “macaco de merda”.

A Arena da Baixada, inclusive, tem sido local de recorrentes atos de racismo. O lateral Samuel Santos, do Londrina, acusou um torcedor atleticano de injúria racial em uma partida do Paranaense deste ano.

No final de 2021, pela final da Copa do Brasil, uma torcedora do Furacão foi flagrada em um vídeo dando risada e imitando um macaco em direção à torcida localizada abaixo do camarote.

Veja a nota do Athletico

“O Athletico Paranaense vem a público informar que já identificou torcedores que foram filmados praticando suposto ato de racismo na partida de domingo contra o São Paulo.

O Club já enviou o caso à Câmara de Ética e Disciplina e encaminhará as informações às autoridades competentes para investigação e eventuais providências necessárias.

O Athletico novamente reitera que repudia veementemente quaisquer atos de racismo e que nunca tolerará comportamentos racistas dentro da Instituição..