publicidade

Paranaense: Paraná Clube precisa de boa campanha para garantir calendário em 2023; veja time-base e reforços

Tricolor vê a competição como “a mais importante da história do clube”; diretoria aposta na identificação de atletas e treinador

Técnico Jorge Ferreira, do Paraná Clube — Foto: Anderson Grossl/ge

O Paraná Clube inicia o Campeonato Paranaense 2022 com a continuidade do trabalho do técnico Jorge Ferreira e uma remontagem do elenco que caiu para a Série D. A luta paranista é para começar bem temporada e garantir desde já calendário para 2023. Até o momento, o Tricolor anunciou 19 reforços. A estreia no Paranaense será no domingo, diante do Athletico, na Arena da Baixada.

Neste ano, o time paranista tem o Estadual, a Copa do Brasil e a Série D. Uma boa colocação no Campeonato Paranaense é fundamental para confirmar uma vaga na quarta divisão do Brasileiro do ano que vem. Isso porque, caso o Paraná não vá bem na competição nacional, perde a vaga na disputa e pode se transformar em uma equipe de apenas três meses de atividades.

São três competições importantíssimas. Tanto o Paranaense, como Copa do Brasil e a Série D. O foco agora é o Estadual. É o Paranaense mais importante da história do Paraná Clube, porque ele garante vaga para a Série D do outro ano. Mesmo a gente tendo como principal objetivo o acesso à Série C, não tem como garantir.
— disse Jorge Ferreira ao ge.

Reforços
O Paraná tem 19 reforços para a temporada. Sete desses jogadores já passaram pelo próprio Tricolor. Outros atuaram nos rivais da capital:

goleiro Gabriel Leite (ex-Paraná)
goleiro Lucas Wingert (ex-Paraná)
goleiro Murillo Lopes (ex-Paraná)
zagueiro Adriano
zagueiro Franklin
zagueiro Rayne
zagueiro/volante Willian Galvão (ex-Paraná)
lateral-direito André Krobel
lateral-direito/ponta Ueslei Brito
lateral-esquerdo Juninho
volante/meia Brener (ex-Athletico)
volante Edson Baiano
volante Vinícius Silva
volante Vinicius Kiss (ex-Paraná e Coritiba)
meia Kaio (ex-Athletico e Paraná)
atacante Everton Brito
atacante Talysson Lalau (ex-Coritiba)
centroavante Luis Felipe (ex-Paraná)
centroavante Pablo Thomaz (ex-Coritiba)
Remanescentes:

zagueiro/volante Luan
lateral-direito Paranhos
volante/zagueiro Léo Pettenon
volante Lucão
volante Moisés Gaúcho
meia Gabriel Correia
atacante Mikael
atacante Castanha
centroavante Ruan

Time-base
O time-base do Paraná Clube para a disputa do Paranaense deve ser: Gabriel Leite; André Krobel, Luan, Rayne e Juninho; Moisés Gaúcho, Edson Baiano e Vinicius Kiss; Castanha, Pablo Thomaz e Everton Brito.+ Tabela do Campeonato Paranaense

Técnico: aposta na identificação

Jorge Ferreira, que já passou por várias funções no clube desde 2012, especialmente nas categorias de base, vai ter a primeira chance na carreira como técnico efetivo. Na última temporada, o profissional de 38 anos assumiu interinamente após a saída de Sílvio Criciúma. A diretoria apostou na identificação de Jorge com o Tricolor e manteve o técnico.

Histórico

 

Com sete títulos do estadual, o Paraná vive um longo jejum de 15 anos na competição. A última taça levantada foi em 2006, e o clube não disputa uma final desde 2007, quando foi vice-campeão diante do Paranavaí.

O Paranaense de 2022 repetirá a fórmula dos dois últimos anos, com turno único e mata-mata até a decisão da competição. Os oito melhores avançam para as quartas de final, e os dois últimos caem. As finais do estadual estão previstas para 30 de março e 03 de abril.