O comitê levou em consideração as incertezas relacionadas à variante ômicron.
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), resolveu cancelar o carnaval de rua de 2022. A decisão foi tomada após uma reunião Comitê de Enfrentamento à Covid-19, e levou em consideração as incertezas trazidas pela variante ômicron.
A decisão foi tomada no final do ano passado, de acordo com a assessoria da prefeitura, foi necessário cancelar o carnaval com antecedência, já que o evento começa a ser preparado ainda em dezembro. Além disso, o comitê resolveu seguir a mesma medida adotada em outras cidades turísticas do Nordeste e Sudeste do Brasil.
“Mesmo sendo uma festa daqui a três meses, iniciaríamos agora as tratativas, negociações e planejamento para o carnaval do ano que vem. Portanto, não há como pensar em organizar agora, com um cenário incerto para essa variante. No momento, é necessário tomar essa medida”, afirmou o prefeito
O prefeito ainda está analisando a exigência do passaporte sanitário para pessoas que chegam ao Brasil por meio da fronteira com o Paraguai, na Ponte da Amizade. O prefeito disse que o mesmo documento poderá ser cobrado na Ponte da Amizade, após uma reunião com os gestores paraguaios. “Nos preocupa muito o baixo índice de vacinação no Paraguai, então vamos articular com os governos vizinhos alguma forma de proteger ambos os lados e incentivar a vacinação. Vamos ver de perto o que está acontecendo e esperamos, também nesse caso, chegar a um acordo justo de parceria”, ressaltou Chico Brasileiro.
Outras cidades cancelaram o carnaval, mas as decisões não são definitivas. No estado de São Paulo são 71 cidades que disseram não à folia. Em Pernambuco, por exemplo, já são 70 municípios fora do carnaval.