publicidade

TRE do Paraná inicia nesta segunda-feira julgamento que pode cassar mandato de Sérgio Moto

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) inicia nesta semana o julgamento de ação que pretende a cassação do mandato do senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), que responde na justiça por abuso de poder econômico.

O processo, que pode render a cassação do mandato e ainda deixar o ex-juiz da Lava Jato inelegível por oito anos, é encabeçado pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e pela Federação Brasil da Esperança, composta por PCdoB, PV e PT – sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As ações apontam que os gastos e a estrutura da pré-campanha à presidência foram “desproporcionais” e acabaram rendendo ao ex-juiz uma vantagem decisiva sobre qualquer outro candidato ao Senado no Paraná.

Além disso, a soma dos gastos das pré-campanhas com a despesa que teve com candidatura a senador ultrapassariam o teto estipulado.

A expectativa é de que o tribunal decida pela cassação do senador. O julgamento do ex-juiz da Lava Jato, aliás, é visto como definidor do futuro político paranaense.