publicidade

Lewandowski será o novo Ministro da Justiça de Lula

O cargo de Ministro da Justiça agora será ocupado pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. O convite feito pelo presidente Lula (PT) foi aceito pelo magistrado em reunião com o presidente e o atual ministro da Justiça, Flávio Dino nesta quarta-feira (10).

Aposentado da Corte em abril do ano passado ao completar 75 anos, Lewandowski substituirá Flávio Dino no ministério da Justiça, já que Dino irá ocupar uma cadeira no Supremo em fevereiro, de acordo com a agenda presidencial, o anúncio foi feito após reunião realizada na manhã desta quinta-feira (11) no Palácio do Planalto, em Brasília.

Em vias de assumir o cargo, Lewandowski deverá se desvincular de algumas posições que ocupa atualmente, entre elas a de membro do conselho jurídico da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul, bem como se afastar de certos casos nos quais o ex-ministro tem atuado com advogado.

Desde a indicação de Dino ao STF, Ricardo Lewandowski surgiu nome de consenso na base de Lula para assumir o ministério da justiça, sendo visto como uma indicação que pode evitar potenciais disputas entre diferentes alas da esquerda que têm interesse na vaga. Além dele, outros nomes foram cotados como o de Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça, e o de Jorge Messias, advogado-geral da União.

Aos 75 anos, Lewandowski atuou como ministro do STF de 2006 a 2023, nomeado à corte por Lula, cultivando assim uma relação próxima com o atual presidente da República, sendo considerado o ministro mais leal ao líder do governo federal.