Foto: arquivo Alep
Novos nomes da Região entram na disputa
Em clima de eleição, a quarta maior cidade do Estado entra no clima das eleições. Até o momento 11 nomes se apresentam para disputar os votos na cidade para assumirem uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná. Até as convenções, marcadas para o início do segundo semestre, outros pré-candidatos podem aparecer.
Os nomes que já se articulam politicamente na cidade são de Hussein Bakri (PSD), Dr. Zeca (UB), Zampiere (Republicanos), Gersldo Stocco (PSB), Claudemir (PT), Guilherme Mazer (PSOL), Marcelo Rangel (PSDB, mas deve ir para o PSD), Mabel Canto (PSC, mas a caminho do Podemos ou do PDT), Paulik (SD, deve ir para o PSDB), Plauto Miró (UB) e Ademir do Gás (PCdoB).
Pela primeira vez pleiteando uma cadeira no Legislativo Estadual, o ex-vereador Ricardo Zampiere definiu a pré-candidatura em evento na presença de lideranças e correligionários em novembro. Ele já vinha tratando do assunto nos últimos meses – internamente no partido e também com outras lideranças políticas da cidade.
Participaram do encontro que definiu a pré-candidatura de Ricardo à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) integrantes do Republicanos e lideranças que estão no grupo político formado por ele ao longo dos quatro anos em que esteve no mandato na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG).
Zampieri se destacou nas fileiras da oposição ao governo do ex-prefeito da cidade, Marcelo Rangel Cruz de Oliveira, no Legislativo e teve seu nome lembrado em pesquisas para ser candidato a prefeito em 2020. Optou, porém, por uma composição com o administrador Márcio Adriano Pauliki (SD), ocupando a vaga de vice. Juntos na chapa, alcançaram mais de 44 mil votos no primeiro turno do pleito à Prefeitura de Ponta Grossa.
Ricardo Zampieri é um bolsonarista declarado, sendo o responsável pela primeira visita do atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) a Ponta Grossa, ainda na condição de pré-candidato, em 2018.