O clube rubro-negro participará da Copinha pela 27ª vez e está ininterruptamente desde 1999. No ano passado, o time atleticano caiu na segunda fase. A melhor campanha na competição foi em 2009, quando ficou com o vice-campeonato.
Para 2023, o Athletico correu o risco de ficar de fora em revelação do ge. Os grandes e alguns do interior de SP ameaçaram boicotar o torneio se o Furacão participasse por conta de um suposto aliciamento de jogadores. Um mês depois, a diretoria do clube entrou em acordo com as equipes contrárias.
Técnico novo
A equipe rubro-negra será comandada por Juca Antonello, anunciado pelo clube no começo de dezembro. O profissional de 43 anos estava no Ceará.
– A intenção é entrar buscando a posição de cima, como em qualquer competição que o Athletico entra. É para vencer e em busca disso que trabalhamos diariamente – diz Antonello, que conquistou o torneio como jogador pelo Inter em 2008.
Ex-atleta, ele começou sua carreira como treinador em 2014 no Vozão e teve passagens por Internacional, Resende-RJ e Corinthians. Em campo, se profissionalizou em 2000 e atuou por Inter, Criciúma, Marília, Fluminense, Botafogo, Ceará e penduros as chuteiras no Novo Hamburgo. No exterior, jogou no Partizan Belgrado (Sérvia), Deportivo La Coruña (Espanha) e Dubai Club (Emirados Árabes Unidos).
Elenco do Athletico
- Goleiros: Leandro Filipe e Gabriel Pereira
- Defensores: João Vialle, João Vitor, João Gabriel e Dudu Cruz
- Laterais: Ataíde, Vinicius Kauê, Léo Derick e Arthur Zanella
- Meio-campistas: Juninho, Kevin, Pierre, Wellington, Braga, Danielzinho e Murilo
- Atacantes: Athyrson, Vitor do Carmo, Renan Viana, Chiqueti e Juan Gabriel
Os desfalques ficam por conta do zagueiro Dourado, do volante Carlos Biro e do atacante Emersonn, todos lesionados. O goleiro Mycael é outro por estar na preparação com a seleção brasileira para o Sul-Americano – ele também já foi promovido para o elenco principal.
Possíveis destaques
O meia Danielzinho, 20 anos, e o atacante Renan Viana, 19, participarão novamente da Copinha. No ano passado, o meio-campista deu uma assistência para o único gol do centroavante no torneio.
Na temporada anterior, Danielzinho fez cinco gols e deu uma assistência em 34 partidas, enquanto Viana marcou 13 gols em 26 jogos.
Outras promessas são o volante Juninho, 19, e o atacante Chiqueti, 17. O meio-campista é visto internamente com grande potencial para quem sabe ter chances no elenco principal neste ano. Já o meia-atacante, pelo sub-17, balançou as redes em 15 oportunidades nos 30 confrontos que jogou.
A Copinha será disputada por 128 equipes, divididas em 32 grupos com quatro times. Os dois melhores de cada chave avançam à fase de mata-mata. A final será em 25 de janeiro, data do aniversário da capital paulista.
O Furacão está presente no grupo 7 de terá Barretos como sede. Além do time da casa, os outros adversários são Picos-PI e São Bento. Todos os jogos terão transmissão do SporTV.