O governador Ratinho Junior participou nesta terça-feira (14) do Culto Núcleo de Pastores, evento promovido pela Igreja Alcance Curitiba. Durante o encontro, ele agradeceu o papel de acolhimento que as igrejas exercem, sobretudo aos mais carentes, e citou como exemplo a experiência do programa Cartão Comida Boa, que contou com a parceria das igrejas para orientação da população.
“No momento mais agudo da pandemia, quando as pessoas não saiam de casa pelo medo da doença, nós ficamos preocupados para que elas não passassem fome, por isso criamos um grande programa que é o Cartão Comida Boa”, comentou Ratinho Junior. “Só que o governo não tinha capilaridade para fazer com que a informação chegasse a todas as pessoas que precisavam com a rapidez necessária”, completou.
“Graças ao trabalho das igrejas, que estão próximas das comunidades, nós conseguimos fazer com que a informação chegasse até a casa das pessoas e elas tivessem orientação sobre o programa. Com isso, conseguimos fazer com que 800 mil famílias tivessem pelo menos com o que se alimentar nos momentos mais críticos”, concluiu Ratinho Junior.
A iniciativa foi tão bem-sucedida que mesmo após o fim do período de emergência acabou sendo mantida e em 2021 foi transformada em programa permanente de Estado pelo governador. Atualmente, ela atende 112 mil famílias por mês com repasses mensais de R$ 80 para a compra de alimentos básicos, somando-se a outros programas sociais, como a construção de casas populares, a doação de alimentos e oferta de três merendas ao dia para os alunos do ensino estadual.