publicidade

Estado lança edital para seleção de artesãos paranaenses que estarão da 41ª Feiarte

Feira Internacional do Artesanato acontece de 4 a 13 de março, no pavilhão de exposições do Parque Barigui, em Curitiba.
A Secretaria de Estado Justiça, Família e Trabalho lançou o edital de chamamento para a pré-seleção dos artesãos paranaenses que vão participar da 41ª Feira Internacional do Artesanato (Feiarte). O evento será realizado entre os dias 4 e 13 de março, no pavilhão de exposições do Parque Barigui, em Curitiba.

 

A Feiarte é um dos principais canais de distribuição e venda de peças artesanais do país e já contou com edições em outras cidades brasileiras. Neste ano, em Curitiba, a expectativa é a participação de mais de 150 expositores, de 19 países.

O edital vai selecionar artesãos individuais, entidades representativas (associação, cooperativa ou grupo produtivo) do artesanato para ocupação de um espaço coletivo, cedido pela Paraná Turismo, com o objetivo de divulgar e comercializar produtos do Estado na Feiarte.

O setor sofreu grandes perdas com as restrições sanitárias e o isolamento social impostos pela pandemia.“ Além de ser uma atividade que muito revela da cultura do nosso Estado, também é importante fonte de renda para muitas famílias paranaenses”, disse o secretário Ney Leprevost.

De acordo com a chefe do Departamento de Trabalho e Estímulo à Geração de Renda, Suelen Glinski, o artesanato é uma das atividades que auxiliam o turismo. “A orientação é para que a secretaria tenha como foco a geração de trabalho e renda”, afirma.

Atualmente, o Paraná tem cerca de 600 artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro. Para o coordenador de Geração de Emprego e Renda da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Ricardo Opolz, a atividade envolve muito mais profissionais em todo o Estado, uma vez que os critérios do governo federal são muito específicos para se registrar. “A ideia, no Paraná, é ampliar esse registro e dar apoio e orientação para esses profissionais”.

 Confira o edital