A diretora-presidente do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter foi exonerada do cargo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Superintendência-geral da Cultura que informou que a decisão foi publicada no Diário Oficial.
Notícia pegou muita gente de surpresa, inclusive a própria Monica. Como era seu costume, a diretora do Teatro Guaíra chegou para trabalhar e foi fazendo suas atividades. Até que lá pelo meio da tarde recebeu uma mensagem de um amigo perguntando: “Ei, você viu que foi demitida?”
Monica ficou espantada com a exoneração, a ex-secretária da Cultura e com 14 anos de experiência à frente do Guaíra, não entendeu o motivo pelo qual não recebeu nenhum telefonema comunicando a demissão. Ela é uma diretora que de fato é do meio cultural e que até onde se sabe vinha fazendo um bom trabalho.
O advogado Diogo Busse, amigo de Mônica, postou nas redes sociais que ela teria sido “exonerada sem nenhum aviso, agradecimento ou ao menos explicação. Ela soube da sua própria exoneração pelo Diário Oficial!”, expõe Diogo na publicação.
Em nota, a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da disse que “a saída de Monica atende exclusivamente questões administrativas”. A secretaria também informou que a superintendente-geral da Cultura do Estado, Luciana Casagrande Pereira, assume interinamente o cargo.
Mônica era diretora-presidente do Teatro Guaíra desde 2011 e atua na área cultural paranaense há mais 20 anos. Foi também secretária de Cultura do Estado. Pedagoga por formação, Monica trabalhou como produtora e cineasta.