publicidade

Com avaliação médica, concurso público do IAT avança mais uma etapa

Ao todo, são 130 vagas em diversas áreas de atuação. Concurso representa cobertura da defasagem de profissionais por diversos motivos, como aposentadoria, falecimento, entre outros.

O concurso público do Instituto Água e Terra (IAT) avançou mais uma etapa. A lista de aptos na fase de avaliação médica já está disponível para consulta no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A avaliação médica selecionou 112 candidatos, sendo que oito não apresentaram aptidão e dez foram desclassificados antes da realização dos exames, por não cumprir critérios estabelecidos em edital, o que abre a chance de novo chamamento.

As vagas autorizadas e ofertadas no Edital n° 29/2020 – DRH/SEAP são para as seguintes funções: técnicos de manejo e meio ambiente (26), engenheiros químicos (19), engenheiros florestais (16), engenheiros agrônomos (20), geólogos (8), biólogos (8), químicos (5), engenheiros civis (17), sociólogos (1), geógrafos (3), engenheiros cartográficos (4), arquitetos (2) e médico veterinário (1).

“É um avanço importante para atender as grandes demandas da população, em especial do setor produtivo. Eles vão atuar em relação ao licenciamento, monitoramento, fiscalização e outorga de uso da água, entre outras áreas”, afirmou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

O IAT é um órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), responsável por proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental paranaense, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

O secretário Márcio Nunes lembra que é o primeiro concurso público para contratação de profissionais efetivos, em 30 anos. “Em 2019, o Instituto Água e Terra foi criado unindo, em um mesmo órgão, todas as atividades ligadas ao meio ambiente. Hoje, o IAT engloba os antigos Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto de Terras, Cartografia e Geologia (ITCG), e o Instituto das Águas do Paraná”, destacou.

O órgão tem uma defasagem de pessoal por conta de diversos motivos, como aposentadoria, falecimento, entre outros. Confira AQUI a lista dos aprovados.

CONTRATAÇÃO – A contratação dos novos servidores do Estado se dará através da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SEAP). Os 112 candidatos considerados aptos na Avaliação Médica integrarão proposta de nomeação que, anteriormente à efetivação, mediante edição de decreto pelo Governador do Estado, tramitará pelos órgãos competentes, conforme estipulado na legislação.

Os candidatos deverão acompanhar os atos e comunicados do concurso no site https://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/367. Os novos profissionais terão vencimento básico que varia de R$ 1.600,99 a R$ 3.842,33, mais as bonificações (Decreto n° 10.087/2022 – Tabela atualizada conforme a Lei nº 20.934, de 17 de dezembro de 2021).