A Câmara Municipal de Ivaiporã, na região Noroeste do Estado, cassou o mandato da vereadora e presidente da casa Gertrudes Bernardy, do MDB. Ela foi acusada de comemorar seu aniversário dentro da casa de leis, em junho do ano passado. Na época, um decreto municipal proibia esse tipo de comemoração durante a pandemia da Covid-19. A cassação do mandato foi aprovada por seis votos favoráveis e três votos contrários.
Os vereadores receberam a denúncia de infração político-administrativa contra a presidente da Câmara em novembro de 2021.
A sessão de votação durou cerca de sete horas. Após o fim da votação, o vice-presidente da Câmara e presidente da Comissão Processante (CP), Nando Dorta (PTB), leu o decreto com a cassação do mandato.
A defesa da vereadora alegou que a comemoração envolveu outros servidores. Ela acabou cassada por seis votos a três. O vereador Nando Dorta deve assumir a presidência da Câmara.
Gertrudes Bernardy foi a vereadora eleita mais votada das eleições municipais de 2020. A presidente da Câmara de Ivaiporã disse que o aniversário era dela e de servidores. Outros dois vereadores também foram denunciados por reuniões de aniversário durante a pandemia. Apesar disso, as denúncias foram arquivadas pela Câmara.